Praia Grande terá maior mural temático da vida marinha do Brasil

Obra de Alexandre Huber terá 490 metros quadrados e ficará ao lado do Terminal Tude Bastos

Por Bruno Biazotto | 24/8/2022

O maior mural temático da vida marinha do Brasil está sendo pintado em Praia Grande! Com início nesta quarta-feira (24) e previsão de entrega no próximo dia 1º de setembro, moradores e turistas poderão contemplar a obra de 490 metros quadrados feita pelo artista Alexandre Huber, referência mundial em pintura do ambiente marinho, que superará em 20 metros o antigo recorde da cidade de Laguna, em Santa Catarina. O mural ficará em frente ao embarque e desembarque de passageiros do transporte rodoviário do Terminal Tude Bastos, no bairro Sítio do Campo.

Mostrando o ambiente marinho, o artista apresentará um projeto alinhado com a nova campanha da ONU (Organização das Nações Unidas), a Década dos Oceanos (2021-2030), que luta pela preservação dos oceanos e sua biodiversidade no planeta. O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, salientou a importância da participação de Huber.

“Alexandre Huber é o principal nome no Brasil e uma das referências mundiais quando o assunto é arte de vida ambiental, sendo responsável pela confecção de mais de 95 grandes murais em 15 capitais do país. Além desse lado artístico, ele é pesquisador e apoiador da defesa dos oceanos, o que facilita nessa riqueza de detalhes para alertar sobre a manutenção desse ecossistema”, completa o responsável pela pasta.

Trazendo a técnica muralista, a obra faz parte do edital de Arte Urbana, dos Amigos da Arte, em que a Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande foi contemplada.

O artista - Alexandre Huber busca atrair e inspirar as crianças e jovens. Em 2009, ele criou o Projeto Huber Arte Marinha, atuando pelo país a favor de Ong’s e Instituições ambientais dedicadas à preservação dos Oceanos e suas espécies. Seu nome foi inserido no hall dos maiores artistas defensores dos Oceanos do Mundo pela entidade americana Ocean Artists Society em 2015.

Atualmente, o artista realiza trabalhos também como autor e ilustrador de livros infantis ligados ao conhecimento e preservação da vida marinha.