A Secretaria de Assuntos Institucionais de Praia Grande (SEAI), em parceria com o programa Dê a Mão para o Futuro e representantes da Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida (Coopervida), uma das entidades responsáveis pela separação e reaproveitamento dos recicláveis coletados em Praia Grande, realizaram na última semana uma ação de conscientização sobre a importância da coleta seletiva e como preparar esses materiais para o descarte adequado.
“Iniciamos a ação nos locais identificados pela Coopervida que existe potencial para o aumento do volume de material Reciclável. O objetivo é conscientizar a população da importância da separação e informar os dias e horários que a coleta é realizada e que todo material coletado desse bairro gera renda para 45 cooperados”, explicou a técnica de campo do projeto, Marcela Urbano.
Marcela disse ainda, que ao longo dos meses esse trabalho de conscientização também contemplará escolas da cidade.
Para o responsável pela SEAI, Itamar Marciano, esse projeto vem para ampliar a conscientização, fazendo com que a população saiba da importância de cada material separado. “Esse contato presencial onde é realizado a divulgação porta a porta, entregando imãs de geladeira e passando informações sobre a coleta através de panfletos informativos sensibiliza os moradores”.
O projeto Dê a Mão Para o Futuro, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e implementado pela Visões da Terra, e conta com a capacitação desde a área administrativa até a operacional, visando profissionalizar e aumentar os ganhos dos catadores, essa é mais uma ação que visa fomentar o crescimento da entidade de recicladores, a Coopervida é uma das responsáveis pela separação e reaproveitamento dos recicláveis coletados em Praia Grande
|