Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
7 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: AMAURI PINILHA
 
Chá da tarde reúne voluntários dos PICs e Cafes
Presidente do Fundo Social agradeceu a dedicação dos colaboradores
1/9/2022 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143
  Compartilhar no Whatsapp
Um encontro reuniu os voluntários que atuam nas unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC) e nas unidades do Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe), na tarde da quarta-feira (31), no PIC Real. O Chá da Tarde serviu para homenagear o Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto. A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, compareceu ao evento.

Diariamente, nas aulas de crochê, E.V.A., chinelos personalizados, bordados e outras várias atividades, os voluntários das unidades dos PICs e Cafes transmitem seus talentos aos mais variados públicos gratuitamente. Talentos adquiridos ao longo da vida, nas mais variadas experiências. Alguns até se emocionaram durante o encontro.

A jovem Ana Ketllym Nunes de Souza Araújo, de 24 anos, é um dos exemplos de dedicação. Começou no caratê aos 9 anos, no PIC Vila Alice. Na época em que iria conquistar a faixa preta, o professor precisou de afastar e graças a um voluntário da unidade ela alcançou a graduação. “Vendo ele fazer isso resolvi fazer a mesma coisa para que outros alunos pudessem seguir com suas aulas normalmente. Hoje sou voluntária na unidade em que comecei. O PIC não é só um serviço, é uma família. Ali a gente se sente bem, era assim que eu me sentia e queria que outras pessoas sentissem também”.

A dona de casa, Letícia Moura de Araújo, de 67 anos, é voluntária em 3 unidades diferentes no curso de vagonite e faz esse trabalho há 5 anos. Para ela, um sonho realizado, já que sempre quis ser professora. “Era um sonho. Falei para Deus que tudo o que eu aprendesse passaria aos meus irmãos. Me sinto feliz, alegre e capaz. Sou uma pessoa que, quanto mais eu trabalho mais feliz eu estou”.

Maruca conversou bastante com as voluntárias, conheceu histórias, dividiu e relembrou momentos dos últimos anos de trabalho e agradeceu aos voluntários, responsáveis por grande parte do sucesso dos programas sociais. “Sei do trabalho lindo que vocês fazem. Fico feliz por termos pessoas que estão com a gente há muito tempo e também por ver carinhas novas em nossas unidades. Sou muito grata pela dedicação de vocês e as transformações de vida que vocês promovem nas nossas unidades”, ressaltou.

Voluntários – Se você também tem interesse em dividir seu conhecimento ou talento com a comunidade atendida nos PICs e Cafes, procure diretamente uma das unidades. Você também pode ser voluntário no Programa Conviver, Creche do Idoso ou no Abrigo Solidário Eliane Malzoni. Se quiser saber mais sobre ser voluntário, procure o Fundo Social de Solidariedade, por meio do telefone 3496-5001.

Serviço – Os PICs e Cafes foram criados pela Secretaria de Assistência Social (Seas) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS) e têm como principal objetivo ser um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.

Centenas de pessoas já mudaram de vida com as aulas de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas para todas as idades. Atualmente, são sete unidades instaladas no Município.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias