Brasão de Praia Grande  

domingo
4 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
Sistema utilizado pela Guarda Ambiental de PG é referência para cidades vizinhas
Representantes de São Vicente visitaram base do grupamento praia-grandense
9/9/2022 | Ludmila Pilipavicius , MTB: 29.204
  Compartilhar no Whatsapp
Representantes da coordenadoria de Defesa Civil e da Guarda Ambiental de São Vicente estiveram na sede da Guarda Ambiental de Praia Grande na quinta-feira (8) para conhecer um dos sistemas utilizados pelo grupamento na fiscalização ambiental da Cidade.

Trata-se do Programa Brasil M.A.I.S (Meio Ambiente Integrado e Seguro), da Polícia Federal, cuja parceria foi firmada em dezembro do ano passado e já apresenta resultados. De acordo com o inspetor da Guarda Ambiental de Praia Grande, Fábio Rogério Marques, o encontro foi uma oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido no Município e discutir boas práticas.

“A Defesa Civil de São Vicente está iniciando a elaboração do termo de adesão junto ao Programa Federal para auxiliá-los nas ações de fiscalização das áreas de risco geotécnico. Pudemos colaborar compartilhando nossa experiência”, disse o inspetor praia-grandense.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de São Vicente, Carlos de Oliveira, a troca de informações foi bastante produtiva e deu subsídios para que a parceria seja firmada também na cidade que representa. “Vimos como as ferramentas podem auxiliar no trabalho de prevenção a invasões e em áreas de risco, inclusive com a utilização de drones e como a interação com o programa Brasil M.A.I.S pode ser um importante recurso”.

O programa - Com satélites de resolução sete vezes melhor que as tecnologias atuais, o Brasil M.A.I.S. é um importante aliado dos órgãos que atuam na proteção do Meio Ambiente, com acesso a imagens diariamente, downloads e alertas automatizados que auxiliam a Guarda Ambiental no controle de desmatamentos, queimadas e outros delitos.

Atuação – A Guarda Ambiental faz parte do Setor Ambiental (Sepam), que engloba ainda o grupamento de Guarda Costeira. O Sepam atua há 12 anos na Cidade, desenvolvendo importante trabalho. Além do material humano altamente capacitado para atuar na área ambiental, a tecnologia também tem sido um forte aliado do setor, inclusive com a utilização de drones.

Denúncias sobre desmatamento de áreas ou descarte irregular de resíduos da construção civil e acionamento para resgate de animais silvestres podem ser feitas pelos telefones 199 e 153.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias