Brasão de Praia Grande  

sábado
26 de novembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
Programa Inclusão Produtiva capacita famílias de PG em situação de vulnerabilidade
Objetivo é oferecer opções de geração de renda para os participantes
13/9/2022 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143
  Compartilhar no Whatsapp
As famílias atendidas pelo Programa Inclusão Produtiva, da Secretaria de Assistência Social de Praia Grande, em parceria com o Sebrae já começaram a realizar as partes práticas da iniciativa. As aulas de culinária e artesanato acontecem em duas unidades sociais. No PIC Melvi e no PIC Real. Trata-se de um programa piloto e será estudada a implantação em outros territórios no futuro.

Na primeira etapa do Programa, de conteúdo teórico, foi trabalhada a questão do desenvolvimento humano, com foco em autogestão, engajamento com os outros e resiliência emocional. A segunda etapa, a de aulas práticas era bastante aguardada pelos participantes:

A dona de casa, Aline Regina da Silva, mora no Canto do Forte, e tem um filho atendido no Creas, onde ficou sabendo do curso de pizzas. Aline acredita que se a pessoa tiver um pouco de tempo e força de vontade pode aproveitar o que aprendeu para ganhar dinheiro. “É um conhecimento a mais. Já fiz doces para vender e acho que temos que agarrar essa oportunidade com as duas mãos. Se fosse para agente pagar, custaria caro”.

A professora Érika Freitas da Silva, de 42 anos, buscou o curso de bijuteria como alternativa para ganhar dinheiro já que está desempregada há cerca de um ano. “Nas minhas aulas com crianças, tínhamos muitas coisas de artesanato para fazer e esse noção deve me ajudar. Pretendo me especializar em fazer bijuterias enquanto não volto ao mercado de trabalho.

Final – Na terceira etapa os participantes serão incentivados a gerarem renda a partir do treinamento de empreendedorismo, planejamento, negociação e empregabilidade, ministrado pela Secretaria de Assuntos Institucionais do Município (Seai).

Segundo a representante da Secretaria de Assistência Social de Praia Grande, Jô Luna, esse projeto atende especialmente a parcela mais vulnerável da população. “Estamos oferecendo oportunidade para famílias que não têm acesso a esse tipo de capacitação. Queremos incentivar as pessoas a gerarem sua própria renda. Isso refletirá lá na frente, com aquecimento do mercado de trabalho e movimentação da economia”.

Programa – A iniciativa é voltada a famílias cadastradas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Bairro Melvi e no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), inscritos no CadÚnico. Quem precisa se deslocar para longe de casa recebe vale transporte. Todos recebem também material didático e lanche no período das atividades.

Na capacitação profissional são dadas aulas de confecção de bijuterias, técnicas de venda, preparação de pizzas e curso de bolos e tortas.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias