Sesap realiza capacitação sobre saúde mental para profissionais da Atenção Básica

Ação ocorre em alusão ao Setembro Amarelo

Por Aline Gomes | 15/9/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realizou nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14) uma capacitação sobre saúde mental para os profissionais da rede de Atenção Básica do Município. O evento aconteceu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, em alusão ao Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio.

Participaram da capacitação mais de 250 profissionais da rede de Atenção Básica, entre enfermeiros, auxiliares de enfermagem, médicos, dentistas e auxiliares de consultório odontológico que atuam nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Município. Organizado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Sesap, o treinamento foi dividido em quatro turmas nos dois dias.

O encontro contou com a participação dos técnicos da rede de atenção psicossocial de Praia Grande, que puderam apresentar os serviços de saúde mental disponíveis nos Centros de Atenção Psicossocial da Cidade. “Foi uma oportunidade de estreitarmos as relações das Especialidades de saúde mental com a rede de Atenção Básica, mostrando como o Caps trabalha, os instrumentos que temos em cada unidade e, também, como as pessoas podem procurar e como a equipe da Usafa pode encaminhar, para poder oferecer um atendimento cada vez mais qualificado em saúde mental para a população”, destaca a diretora do Caps II Boqueirão, Hilda Maria Ferreira Jaguary Dias.

Outro ponto importante da capacitação foi dedicado especificamente ao Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio. A enfermeira do Caps AD III Sabrina Marques Moraes, especialista em saúde mental e mestre em Ciências da Saúde com pesquisa sobre o tema, orientou os presentes sobre o que define o suicídio e o comportamento suicida. “Procurei abordar também como identificar se uma pessoa apresenta ideação suicida e como os profissionais podem abordar essas pessoas nas unidades, além de falar sobre 12 formas de prevenir o suicídio”, explica.

Setembro Amarelo – No Brasil são registrados cerca de 13 mil suicídios por ano, segundo o relatório Suicide Worldwide in 2019, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 98% dos suicídios estão relacionados a distúrbios mentais. A depressão está no topo das causas, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Por isso, é importante abordar o assunto e oferecer ajuda a quem necessita. Se precisar conversar ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV), telefone 188, sem custo de ligação, 24 horas todos os dias.

Atendimento psicossocial - Praia Grande possui uma rede psicossocial completa para atendimento em saúde mental. São dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps II) Boqueirão e Mirim, dividindo a Cidade em duas regiões, o Caps Infantil (Caps i) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III) 24 horas. Os locais contam com médico, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, equipe de enfermagem.

As Unidades de Saúde da Família (Usafas) também são importantes neste processo de atendimento. A Sesap realizou uma série de treinamentos com os profissionais dessas unidades para que estes locais pudessem atender casos de menor gravidade.

NEPS – O Núcleo de Educação Permanente em Saúde é um setor da Sesap criado especialmente para a capacitação dos profissionais da Saúde. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.