A Secretaria de Habitação de Praia Grande (Sehab) estuda a implantação de uma iniciativa para oferecer mais segurança a quem mora em áreas de risco da Cidade. É o Programa Habitacional Risco Zero, que prevê a transferência dessas famílias para novas unidades a serem construídas na Cidade, além de assegurar que esses locais inadequados à habitação não sejam reocupados.
Das 876 famílias cadastradas pela Secretaria de Habitação através das ações da Comissão Especial ao longo de 2021 e 2022, identificou-se que, cerca de 420 famílias estão em áreas com risco de inundação. Desse total, 100 serão atendidos no Programa Estadual Vida Digna. As demais 320 famílias serão atendidas pelo Programa Risco Zero.
A implantação das ações seria realizada em etapas. Na primeira, as famílias deixam os locais de risco e passam a receber atendimento habitacional provisório (bolsa moradia). Na segunda, é feita a recuperação urbana e ambiental destes locais. A terceira e última etapa é a mudança para as unidades habitacionais a serem construídas.
De acordo com o secretário de Habitação de Praia Grande, Anderson Mendes, esta é mais uma ação prevista no Plano de Governo da prefeita Raquel Chini para os próximos anos. “Queremos assegurar que as pessoas tenham mais condições de segurança e habitação estruturada, com saneamento e acesso aos serviços públicos de qualidade”.
|