Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
30 de novembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Praia Grande realiza Semana de Prevenção à Febre Maculosa
Divisão de Saúde Ambiental promove ações entre os dias 19 e 23 de setembro
16/9/2022
  Compartilhar no Whatsapp
Colaboração Rodrigo Herrero

A Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), organiza, entre os dias 19 e 23 de setembro, a Semana de Prevenção à Febre Maculosa. A ação tem por objetivo orientar os munícipes a respeito do problema e os cuidados que podem ser tomados para a sua prevenção.

O setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC), da Saúde Ambiental do Município, realizará diversas ações de conscientização junto à população praia-grandense, com rodas de conversa, palestras e distribuição de material informativo. A equipe estará presente nas unidades do Conviver e do Programa de Integração e Cidadania (PIC), escolas e feiras livres (veja programação abaixo).

A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida por alguns tipos de carrapato infectados por uma bactéria. A enfermidade pode variar entre casos clínicos leves ou mais graves, podendo levar à morte. Esses carrapatos podem ser encontrados em bois, cavalos, pacas, capivaras, ratos de áreas de mata e até mesmo em cachorros. Por isso, é importante ficar atento, especialmente quem mora próximo de área de mata.

“O cão pode entrar nessa região de floresta em desmatamento e ter contato com roedores, que saem à noite para se alimentar, e trazer o carrapato para dentro de casa, correndo risco de ele picar a pessoa e transmitir a doença”, explica a veterinária e diretora de Saúde Ambiental, Maria Fernanda Gonçalves.

Cuidados – A orientação é para que a população tenha cuidado ao realizar atividades em áreas arborizadas, com alta vegetação e gramados, como trilhas, fazendas e parques. Usar roupas claras ajuda a observar os carrapatos. Outra dica é, após as atividades, examinar o corpo em busca de marcas de picadas e alergias. Além disso, evitar o contato com pacas, capivaras e gambás e ficar de olho no seu cachorro. Quem tem cavalo deve ficar alerta, pois o carrapato também se hospeda nesse animal.

“Não temos incidência dessa doença em Praia Grande, mas é sempre bom tomar cuidados e saber que ela existe. E, se a pessoa fizer trilha, ter algum contato com esses animais silvestres e perceber, mesmo que após três dias, erupções na pele, coceiras intensas, febre alta, procurar a Unidade de Saúde da Família (Usafa) mais próxima de casa e dizer onde esteve e se teve contato com roedores ou informar se algum cachorro apresentou algum sintoma”, recomenda Maria Fernanda, que também orienta sobre os pets.

“Normalmente nos cães o sintoma é mais brando, então, em três dias a infecção vai embora e o animal não vai morrer disso, mas é importante levar no veterinário porque pode ser um carrapato de outro tipo específico que não transmite para o ser humano, mas passa doença do carrapato que aí sim pode ser letal ao animal”, finaliza.

Confira a programação da Semana de Prevenção à Febre Maculosa em Praia Grande:

Segunda (19) – PIC Melvi
Terça (20) – Conviver São Jorge
Quarta (21) – Conviver Caiçara
Quinta (22) – Feira Livre do Quadradão (Quietude)
Sexta (23) – E. E. Sylvia de Mello (Antarctica).



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias