Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
30 de novembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Richard Aldrin
 
Refugiadas da guerra do Afeganistão recuperam em Praia Grande a alegria de viver
Behista e Fawzia Azizi, mãe e filha, são alunas do curso de confeitaria realizado pela Prefeitura
16/9/2022 | Pedro Sbravatti, MTB: 35.768 ,Aline Mota, MTB: 65.051
  Compartilhar no Whatsapp
Imagine deixar tudo para trás em uma fuga desesperada dos horrores que uma guerra provoca. Famílias, amigos, sua casa, pertences, todas as relações que construiu e conquistou ao longo de uma vida, de uma hora para outra, deixam de existir. No caminho tortuoso de um refugiado rumo a um novo lar, os milhares de quilômetros de distância da terra natal transformam as lembranças em combustível para amenizar tanta dor e sofrimento. O sentimento de medo do que vem pela frente é outro que caminha lado a lado neste percurso. Este foi o cenário vivido pelas afegãs, Fawzia e Behista Azizi. Mãe e filha fugiram do Afeganistão e reencontraram em Praia Grande motivos para sorrir e acreditar em um futuro onde a alegria vire uma companheira diária.

Um dos principais motivos que alimenta a esperança de Fawzia e Behista de uma vida melhor é a participação no curso profissionalizante de confeitaria. A capacitação desenvolvida gratuitamente pela Prefeitura de Praia Grande ensina deliciosas receitas de doces e salgados. A atividade funciona como uma excelente oportunidade para os alunos de ingressar no mercado de trabalho.

“Participar deste curso está sendo uma alegria muito grande para nós duas. Eu, minha mãe e irmão viemos fugidos da guerra que tomou conta do Afeganistão. Foi muito triste e difícil deixar nosso país. Estar em Praia Grande significa uma nova chance, um recomeço de nossas histórias”, disse a Behista Azizi, de 28 anos.

Fawzia e Behista chegarem em Praia Grande no dia 7 de julho. As duas estão morando na casa de amigos no Bairro Melvi. A nova trajetória de vida vem acompanhada de alegria e muitos desafios, o principal deles, a dificuldade em se comunicar. “Nós não sabemos uma palavra em português. Apesar disso, estamos sendo muito bem acolhidas por todos aqui em Praia Grande. Nos comunicamos com a professora e os demais alunos por meio de aplicativo de tradução. Eles se esforçam para nos ajudar e tirar nossas dúvidas. As tardes com eles alegram a nossa vida, depois de tanta tristeza que passamos”, comentou Behista.

Aos poucos, Praia Grande vai ganhando contornos de um novo lar para as duas afegãs. As belezas da Cidade e o carinho com que estão sendo tratadas são apontados por Fawzia como fatores importantes neste período de adaptação no Brasil. A participação no curso de confeitaria, além da questão profissional, também é uma forma de socializar, conhecer pessoas e fazer novas amizades. A criação de vínculos afetivos e emocionais ajuda a suportar, enfrentar e até superar a saudade de casa e de tudo que ficou para trás.

“Somos novas aqui, as coisas foram muito difíceis no começo no Brasil e ainda são. Felizmente, eu e minha filha conseguimos esse curso de confeitaria e meu filho, que também veio conosco, está fazendo o de pintura no PIC Melvi. Tudo gratuito e oferecido pela Prefeitura. Com isso, estamos tendo a oportunidade de aprender. Estamos adorando tudo. Agradeço aos moradores de Praia Grande, que são pessoas amigáveis e estão nos ajudando muito. É uma nova vida para nós”, enalteceu Fawzia.

Qualifica PG – O curso de confeitaria é oferecido gratuitamente pela Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) de Praia Grande em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As aulas são 100% presenciais e acontecem na unidade do Programa de Integração e Cidadania (PIC) Melvi, nos períodos da manhã e tarde.

A capacitação é um dos cursos oferecidos pelo programa municipal ‘Qualifica PG’. Acompanhe as oportunidades através do link: https://linkr.bio/cursosqualificapg.






página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias