Treinamento para formação de coalizões comunitárias antidrogas reúne servidores e munícipes

Iniciativa tem como objetivo reduzir as taxas de consumo de substâncias nos Municípios

Por Beatriz Boturão | 19/9/2022

Na última sexta-feira (16) aconteceu o quarto encontro presencial de Treinamento de Líderes (TOL) para formação de Coalizões Comunitárias antidrogas em Praia Grande. Desta vez, a reunião aconteceu na unidade Caps I, no Bairro Boqueirão.

Participaram os servidores da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), Secretaria de Assistência Social (Seas), Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), representantes do Conselho Municipal Direitos da Criança Adolescente (Cmdca), membros do Conselho Tutelar, alunos do Camp de Praia Grande, voluntários e colaboradores que formam a Coalizão PG. Também esteve presente colaborando com a reunião o coordenador regional da coalizão de Itanhaém, Damião Avelino.

Damião compartilhou como a coalizão de Itanhaém funciona e colhe bons frutos há alguns anos e reforçou a importância de se trabalhar a prevenção junto à comunidade. “Estamos reunidos para poder trabalhar a metodologia de prevenção que é muito importante. Precisamos estimular de forma regional essa visão da prevenção primária para toda a família, afinal, prevenir custa menos do que reparar os danos”, explicou.

Segundo Ronaldo Neviton, líder do Coalizão PG, o próximo passo é produzir um diagnóstico para futuros projetos. “Atualmente, uma pesquisa está sendo realizada e estamos coletando dados em escolas públicas e particulares para criação de um diagnóstico das drogas em nosso Município. A ideia é trabalharmos posteriormente em conjunto, em 12 frentes, oferecendo palestras, rodas de conversa, entre outros projetos de prevenção junto à população”, disse.

Coalizão - A iniciativa, promovida pela Associação Pró Coalizões Comunitárias Antidrogas do Brasil, afiliada à Cadca (Community AntiDrug Coalitions of America), tem o objetivo de reduzir significativamente os índices de uso de substâncias psicoativas como drogas ilegais e álcool nos Municípios, contando com o apoio de pessoas que podem criar uma rede de proteção e conscientização junto à população.

Por meio da formação e treinamento desses representantes de diferentes setores da sociedade, é possível replicar o que foi aprendido sobre o tema e desenvolver planos, políticas e estratégias capazes de reduzir as taxas de consumo de substâncias dentro das comunidades.