Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
30 de novembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
Sesap promove capacitação sobre sífilis para profissionais das Usafas
Mais de 120 técnicos da Atenção Básica participaram do encontro
19/9/2022 | Aline Gomes , MTB: 64.010
  Compartilhar no Whatsapp
Colaboração Rodrigo Herrero

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande promoveu na manhã desta segunda-feira (19) uma capacitação sobre sífilis voltada aos profissionais da rede de Atenção Básica do Município. O evento ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

Participaram da atividade mais de 120 técnicos, entre médicos, enfermeiros e diretores das Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Cidade. Organizado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Sesap, o treinamento buscou atualizar os servidores a respeito dos protocolos relacionados à sífilis, com especial atenção ao acompanhamento e tratamento da doença em gestantes e nos casos de bebês que nascem com sífilis congênita.

A capacitação foi ministrada pelo médico ginecologista João Carlos Francez, da Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDI) de Santos, e pela pediatra Carolina Marquez da Costa Brites Masutti, do SAE (Serviço de Atenção Especializada) Infantil santista.

Os palestrantes tiraram dúvidas dos participantes e debateram aspectos do dia a dia da rotina na Atenção Básica e que demandam maior atenção nos atendimentos a essa doença. Os profissionais destacaram a importância do acompanhamento da gestante com sífilis durante todo o pré-natal, com exames regulares, e também após o nascimento do bebê, para o bem-estar tanto da mãe quanto da criança.

Referência – Praia Grande possui equipamentos de referência na prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP) do Município disponibiliza preservativos e testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente, além de encaminhar pacientes para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Ambos os equipamentos ficam na Rua Cidade de Santos, 89, 1º andar – Boqueirão. O horário de atendimento para a realização dos testes é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30.

O SAE é referência em Praia Grande, reunindo médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais especializados em HIV/Aids, hepatites, e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

As Usafas da Cidade também oferecem testes rápidos. Basta a pessoa procurar a unidade com o cartão do posto e a equipe de saúde da família vai fazer o acolhimento do paciente e agendar a testagem. E durante o pré-natal, as gestantes realizam os exames necessários para identificar possíveis doenças e recebem o devido acompanhamento da equipe de saúde da família durante toda a gestação.

NEPS – O Núcleo de Educação Permanente em Saúde é um setor da Sesap criado especialmente para a capacitação dos profissionais da Saúde. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias