Terapeutas comunitárias de Praia Grande participam de capacitação

Profissionais realizam rodas de conversa nas Usafas

Por Aline Gomes | 20/9/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

As terapeutas comunitárias integrativas de Praia Grande participaram no último sábado (17) de uma capacitação para os profissionais que atuam na Saúde dos nove municípios da Baixada Santista. As terapeutas comunitárias praia-grandenses desenvolvem rodas de conversa com escuta e acolhimento, promovendo bem-estar e saúde mental para a população.

O encontro propôs uma reflexão sobre a prática da terapia comunitária integrativa no dia a dia, servindo como uma atualização dos conhecimentos e também de acolhimento e apoio aos terapeutas. A atividade, denominada de intervisão, foi realizada em São Vicente pela terapeuta comunitária Maria del Pilar Ferrer Câmara, responsável pela formação dos servidores e com bastante experiência no tema.

“Fomos contempladas com uma roda de terapia onde o benefício é pessoal com cuidados e integração, além de oportunizar a revisão das práticas e as trocas de ferramentas a serem utilizadas nas rodas”, conta a terapeuta comunitária e assistente social do Núcleo Ampliado da Saúde da Família na Atenção Básica de Praia Grande (Nasf-AB), Jeane Bogsan.

Os terapeutas participaram ainda de uma oficina de dança circular e de um almoço comunitário. A dança circular é uma prática que envolve dança de roda, tradicional e contemporânea. A ideia é trazer esses elementos à tona para incentivar a integração, a socialização e a coletividade e, consequentemente, o bem-estar, promovendo a saúde dos seus participantes.

“Foi um evento marcante de reencontros, partilhas e de muitas emoções transformadoras. Nós agradecemos as iniciativas das professoras que tudo fazem para manter acesa na gente a chama do amor do terapeuta, que é baseado na sentença: ‘é me cuidando que aprendo a cuidar do outro’”, afirma Jeane.

Sobre a terapia – A terapia comunitária integrativa foi criada em 1986 pelo psiquiatra, teólogo e antropólogo Adalberto Barreto, e procura auxiliar as pessoas, dando apoio e afeto, além de criar espaços de compartilhamento de sentimentos e desenvolver maneiras de enfrentar os problemas.

Em Praia Grande, profissionais do Núcleo Ampliado da Saúde da Família na Atenção Básica (Nasf-AB) realizam sessões de terapia comunitária integrativa em algumas Unidades de Saúde da Família (Usafas). A partir de rodas de conversa, os indivíduos são ouvidos e recebem apoio dos profissionais e da comunidade para enfrentar seus problemas.

Atendimento psicossocial – Além desse serviço, Praia Grande possui uma rede psicossocial completa para atendimento em saúde mental. São dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps II) Boqueirão e Mirim, dividindo a Cidade em duas regiões, o Caps Infantil (Caps i) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III) 24 horas. Os locais contam com médico, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, equipe de enfermagem.

As Usafas também são importantes neste processo de atendimento. A Sesap realizou uma série de treinamentos com os profissionais dessas unidades para que estes locais pudessem atender casos de menor gravidade.