Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
30 de novembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Richard Aldrin
 
Praia Grande conta com mais de 104 mil árvores plantadas em espaços urbanos
Desde 2021, a Quaresmeira é árvore símbolo da Cidade
21/9/2022 | Aline Mota, MTB: 65.051
  Compartilhar no Whatsapp
Não é novidade que Praia Grande se destaca nos assuntos que envolvem as questões ambientais e qualidade de vida, e um dos temas em destaque é o engajamento da Cidade com a arborização urbana. Atualmente, o município conta com 104.394 árvores em espaço urbano e, somente no ano passado (2021), mais de 9 mil e trezentas espécies foram plantadas.

“A administração está no caminho certo, pois incentivar o plantio de árvores no espaço urbano é uma maneira de aumentar o bem-estar da população, além, é claro, de contribuir para uma melhor qualidade do ar e do meio ambiente em si. Já que hoje (21) é o Dia da Árvore, vamos relembrar que neste mesmo dia, no ano passado, os munícipes elegeram a Quaresmeira como Árvore Símbolo de Praia Grande, vamos aproveitar o clima e reforçar a importância de preservar o meio ambiente, apoiar iniciativas de reflorestamento e, também, refletir sobre o assunto que é tão importante”, disse o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Paulo Martins.

Recentemente a Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande participou de uma capacitação em Adaptação às Mudanças Climáticas sobre os Recursos Hídricos na Baixada Santista, onde participaram os 9 municípios da Baixada Santista e Praia Grande foi elogiada pela apresentação de um pré-projeto relacionado ao tema da arborização urbana denominado Projeto Esverdeando o Futuro. “O projeto Esverdeando o Futuro basicamente visa a realização de plantios de mudas nos calçamentos e espaços públicos com o objetivo de mitigar os impactos das mudanças climáticas através dos serviços ecossistêmicos proporcionados pelas árvores. Do mesmo modo, além de mitigar os impactos das mudanças climáticas, esses serviços ecossistêmicos tem a capacidade de aumentar o bem-estar de todos”, explicou o titular da pasta.

Os cinco bairros mais arborizados e que se destacam com a quantidade de árvores plantadas em espaço urbano são: Bairro Caiçara com 7.497 árvores plantadas, o Canto do Forte com 7.097, o Sítio do Campo com 6.464 árvores, o Flórida com 5.796 árvores e o bairro Real com 5.793 árvores.

Importante ressaltar que em cidade de Praia Grande o corte e a poda de árvores sem avaliação técnica prévia é extremamente proibida, e o município conta com a lei de arborização urbana (1875/2017), que regulamenta o corte de arvore isolado na cidade. Quando há a necessidade invariável de supressão (retirada), é obrigatório fazer a compensação ambiental pertinente, um exemplo de compensação é que para cada arvore removida é necessário plantar de 30 a 40 mudas.

Caso algum contribuinte queira, por algum motivo remover uma árvore, o mesmo deverá entrar em contato com a SEMA, e solicitar a autorização para retirada. Os procedimentos para a supressão em calçadas e em áreas particulares são diferentes. Para supressões nas calçadas, deve-se por regra plantar outra árvore no lugar, com espécies indicadas pela SEMA e para supressões em áreas particulares, se não for possível o plantio de novas mudas no próprio local das supressões, deve-se realizar a doação de mudas ao Município.

Outro fator de extrema relevância são os benefícios proporcionados pelas árvores (serviços ecossistêmicos), tais como:

- Regula a temperatura aumentando o conforto térmico. Mitigação das ilhas de calor e mitiga a intensidade de tempestades
- Filtra e purifica o ar melhorando a sua qualidade e diminuindo doenças respiratórias
- Propicia a infiltração da água do solo diminuindo enchentes e erosões
- Diminui a poluição sonora através de suas copas
- Proporciona embelezamento e valorização dos espaços urbanos
- Atrai a fauna local proporcionando sensação de bem-estar.

Árvore Símbolo - Em 2021 a população participou através de votação pela internet escolhendo entre três espécies indicada pela SEMA, uma para que uma fosse nomeada a árvore símbolo da cidade, e a espécie vencedora, com 70,9% dos votos foi a Quaresmeira.

Destaque - Ao longo dos últimos anos, a Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande tem demonstrado uma evolução no ranking do Programa Município Verde Azul (PMVA) e em 2018, a Cidade ficou em 3º lugar na Baixada Santista e entre os 100 primeiros de todo o Estado de São Paulo, e no passado (2021), a Cidade ganhou pela segunda vez o selo de Certificação do PMVA, prêmio dado para os municípios líderes do ranking do Programa Município Verde Azul (PMVA).

Programa Município Verde Azul - As ações do PMVA em Praia Grande são coordenadas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente local, com a colaboração das demais pastas municipais. A iniciativa foi criada em 2007 com a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios, bem como estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias