A Praça Portugal, na orla da praia do Bairro Guilhermina, vai ser o palco de uma grande festa nesta sexta-feira (23), às 9h, promovida pelas Academias da Saúde de Praia Grande: o Aulão gratuito em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Estresse e à Campanha Setembro Amarelo, de conscientização sobre o suicídio.
O Aulão é aberto ao público e conta com uma programação especial:
9h – Bate papo sobre estresse e a Campanha Setembro Amarelo
9h30 - Aula de yoga
10h - Aula de ritmos
10h30 - Alongamento e relaxamento
Os organizadores pedem para que os participantes, caso possam, usarem alguma peça de roupa na cor amarela. Além disso, é solicitado também que levem uma toalha, esteira ou canga para a aula de yoga. É importante também levar uma garrafa de água para se hidratar.
Academias da Saúde – Pessoas de todas as idades podem fazer atividades nas Academias da Saúde de Praia Grande. Hoje, cerca de mil pessoas estão cadastradas e participam das atividades oferecidas. Para fazer a matrícula, basta procurar o educador físico com cópia do RG, do comprovante de residência e do cartão do posto. O profissional irá fazer uma avaliação do paciente para poder indicar a turma mais adequada. A pessoa também pode ser indicada para a Academia pela equipe da Unidade de Saúde da Família (Usafa).
Confira o endereço das Academias de Saúde:
Academia de Saúde São Jorge – Avenida dos Trabalhadores, n°4.242, Bairro Antártica
Academias de Saúde Antártica – Rua Samuel Aunweor, s/nº, Antártica
Academia de Saúde Samambaia – Avenida das Araucárias, s/nº, Samambaia
Academia de Saúde Aloha – Rua Walter Feliciano, s/nº, Nova Mirim
Academia de Saúde Ocian – Rua José Jorge, s/nº, Ocian
Academia de Saúde Santa Marina – Rua Particular Anhanguera, Anhanguera
Academia de Saúde Esmeralda II –Rua Hugo de Carvalho Ramos, s/nº, Esmeralda
Academia de Saúde Melvi – Rua Leopoldo Augusto Miguez, nº 702, Melvi
Academia de Saúde Maracanã - Rua César Rodrigues, s/nº, Maracanã.
Setembro Amarelo – Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio é comemorado em 10 de setembro, por isso a escolha desse mês para o desenvolvimento de ações mais específicas. Os profissionais da área médica explicam que uma das formas mais eficazes para se evitar o suicídio é através de diálogos e discussões sobre o tema. Infelizmente, esse tipo de caso vem crescendo ao longo dos últimos anos em todo mundo e por isso a campanha ganha ainda mais importância.
No Brasil são registrados cerca de 13 mil suicídios por ano, segundo o relatório Suicide Worldwide in 2019, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 98% dos suicídios estão relacionados a distúrbios mentais. A depressão está no topo das causas, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Por isso, é importante abordar o assunto e oferecer ajuda a quem necessita. Se precisar conversar ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV), telefone 188, sem custo de ligação, 24 horas todos os dias.
|