Alunos do 7º ano da EM Albert Einstein participaram de um momento diferente nesta quarta-feira (21). Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, o grupo fez o plantio de duas mudas das espécies camélia e cabeludinha. A ação ocorreu durante a realização do projeto Cidadão Legal, desenvolvido pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria de Educação (Seduc).
Além do plantio das duas espécies de plantas, o grupo teve a oportunidade de vivenciar algo novo no DEA. Munidos de tablets e com auxílio do sinal de wi-fi disponíveis na unidade, os jovens puderam fazer a leitura de QR Code. Por meio do sistema, os estudantes obtinham mais detalhes e informações sobre as mudas e demais árvores localizadas próximas ao prédio da Educação Ambiental.
A estudante Thais Antonucci de Barros, 12 anos, fez questão de colocar a mão na massa, ou melhor, na terra e fazer o plantio de uma das mudas. Essa não foi a primeira vez que a jovem participou de um momento como esse. “Já tinha plantado outras árvores, pois acho importante para nós e para a natureza. Ver elas se desenvolverem, darem folhas e frutos, me dá a impressão de a gente estar crescendo junto”.
Além de participarem da ação prática, os estudantes também tiveram contato com a parte teórica sobre a importância do plantio. Um dos pontos destacados pelos educadores diz respeito a umidade do ar, quanto mais árvores e plantas existirem melhor a sensação de frescor no ambiente. Outro ponto destacado diz respeito à produção de oxigênio por parte das árvores o que auxilia também a todos os seres vivos.
Mais ações – A iniciativa com os alunos da EM Albert Einstein foi uma das atividades desenvolvidas pelo Departamento de Educação Ambiental. A primeira ação ocorreu com os estudantes da EM República de Portugal. Os pequenos participaram do projeto Cidadão Legal e fizeram o plantio de sementes em embalagens de leite em caixinha e levaram os recipientes para casa.
A outra atividade desenvolvida foi na EM Thereza Magri, no Bairro Antártica. No local, os alunos fizeram também o plantio de uma árvore nativa na própria unidade. “São diferentes ações onde buscamos conscientizar as crianças da importância da árvore para a natureza e para os seres vivos como um todo. Precisamos despertar esse olhar cuidadoso para que entendam que todos podem fazer a sua parte”, destacou a assistente técnico pedagógico do DEA, Daniela Freire Ferreira.
|