Obras de melhoria no viário do Viaduto da Curva do S são realizadas em turnos

Ação, coordenada pela Artesp, acontece diariamente das 8 às 16 horas e das 21 às 5 horas

Por Jaqueline de Marco | 22/9/2022

Com as obras preparatórias para o retorno do sistema operacional, com duas pistas seguindo sentido Mirim/Esmeralda e uma no sentido oposto, no Viaduto da Curva do S, o local está passando por desvios temporários, em horários específicos. Os trabalhos, que contam com recapeamento do asfalto e novas pinturas de sinalização, acontecem diariamente das 8 às 16 horas e das 21 às 5 horas. Os preparativos estão sendo coordenados pela Artesp. O novo sistema segue os mesmos parâmetros utilizados durante teste de fluidez que foi aplicado no local entre setembro de 2021 e abril de 2022, solicitado e aprovado pela Prefeitura. A previsão é que todos os preparativos sejam concluídos até o próximo dia 30.

A ação visa melhorar a fluidez de veículos no local até que a obra de remodelação do Viaduto da Curva do S (pedido já protocolado pela Prefeitura junto ao Departamento de Estradas de Rodagem e Artesp em 2021) seja concluído.

O novo plano operacional permite a utilização do acostamento de um dos lados do viaduto como pista de rolamento. Durante o teste de fluidez, a Prefeitura constatou a diminuição de acúmulo de veículos no trecho, especialmente durante os períodos de pico viário. A Artesp e a concessionária retornaram para o modelo anterior e iniciou novo levantamento. Porém, em reunião realizada no mês de agosto, a Prefeitura solicitou o retorno do modelo teste como plano operacional permanente.

Remodelação – Em 2021, a Prefeitura de Praia Grande protocolou junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e encaminhou à Artesp o projeto básico para a remodelação do Viaduto da Curva do S, na altura do km 291 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. O projeto passaria por análise técnica da concessionária Ecovias, com a solicitação da contratação de desenvolvimento do projeto completo da intervenção, elaboração do orçamento e de cronograma de execução da obra.

A remodelação contemplaria a triplicação do Viaduto da Curva do S na Cidade, que beneficiaria cerca de 2 milhões de pessoas que passam pelo local diariamente, incluindo moradores de Praia Grande e do Litoral Sul. A ideia é que seja criada uma faixa exclusiva para ônibus e caminhões, melhorando ainda mais a segurança viária e a liberação do fluxo de veículos; além de faixas para veículos de passeio e acostamento.