A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande prendeu cinco pessoas, sendo quatro adolescentes, na tarde de terça-feira (20), suspeitas de terem cometido um furto e um roubo no Bairro Caiçara horas antes. A comunicação dos crimes e a rápida atuação das equipes da GCM foram primordiais para o desfecho da ocorrência.
Uma das vítimas relatou ter sido cercada por um grupo e teve seus pertences levados. Ela acionou a GCM e, com o auxílio do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), equipes da Guarda iniciaram buscas pelas imediações. Em uma das abordagens, dois dos suspeitos ainda tentaram fugir, mas também acabaram sendo detidos.
Eles foram levados à Central de Polícia Judiciária, onde foram reconhecidos pelas vítimas e ficaram à disposição da Justiça.
As rondas da Guarda Civil Municipal são realizadas em todos os bairros da Cidade, e frequentemente, as equipes contam com o apoio dos operadores do Cicoe, realizando um trabalho conjunto e de resultados. Por meio das mais de 3 mil câmeras de monitoramento, é possível acompanhar as ocorrências em tempo real, direcionando as viaturas e equipes que já estão nas ruas.
Atuação - Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Praia Grande conta com cerca de 380 integrantes totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo. Graças ao constante investimento da Administração Municipal em equipamentos e capacitação em áreas específicas, a GCM conta com Setor de Proteção Ambiental (Guarda Costeira e Guarda Ambiental), equipes táticas de Rondas Ostensivas com Motos (Romo) e Rondas Ostensiva Municipal (Romu), Canil, além de equipes específicas de Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) e Trânsito (Gtran), além de programas como o Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (Gape).
|