Abertura dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo emociona atletas e público em PG

Competição ocorre em solo praia-grandense até o próximo dia 29

Por Pedro Sbravatti | 22/9/2022

A cerimônia de abertura da fase final dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) da categoria mirim (sub-14) foi marcada por momentos especiais, como desfila das delegações, o acendimento da pira olímpica e o juramento do atleta. A festa do esporte ocorreu na noite de quarta-feira (21), no Ginásio Falcão, em Praia Grande. A Cidade sedia a competição até o dia 29 de setembro.

O JEESP reúne em Praia Grande mais de 3 mil estudantes de escolas estaduais de todas as regiões do Estado. São disputadas 8 modalidades: futsal, handebol, basquete, vôlei, tênis de mesa, dama, xadrez e atletismo.

“Praia Grande tem muito orgulho em receber mais um importante evento esportivo. A Cidade tem uma estrutura de referência de ginásios e equipamentos, além de hospedar as delegações de forma confortável nas colônias. São diferenciais do nosso Município que fazem com que sedie cada vez mais competições”, declarou durante a abertura o secretário de Esportes e Lazer praia-grandense, Rodrigo Santana, o Rodrigão, campeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei.

O desfile das delegações das cidades participantes deu início a cerimônia de abertura do Jeesp no Ginásio Falcão. Os jovens atletas curtiram cada momento. A última delegação a entrar na quadra foi a dona da casa. A turma de Praia Grande foi muito aplaudida pelo público.

Um dos pontos altos do evento foi o acendimento da pira olímpica. A honra coube ao atleta de Praia Grande do handebol de areia, Yalles Caetano. Vice-campeão mundial juvenil, o jovem da Cidade foi eleito o melhor especialista da Copa do Mundo da modalidade e é apontado como uma das principais revelações atuais do esporte local. “Nunca vou esquecer desse momento. Fiquei muito feliz pelo convite e por ter participado dessa forma especial do JEESP”, destacou o jogador.

Para deixar o clima ainda mais intenso, a iluminação do Ginásio Falcão foi desligada. Caetano deu uma volta no espaço empunhando a tocha. O público fez a sua parte e ligou as lanternas dos celulares. O ambiente ficou com incontáveis pontos de iluminação, transformando a festa em um cenário de cinema. Mais um momento inesquecível da história do esporte de Praia Grande.

A jovem carateca de Praia Grande, Isabella Batista da Silva, foi a responsável pelo juramento do atleta. Com apenas 11, a lutadora já possui uma extensa lista de conquista em competições importantes, entre elas, medalhas de ouro em diversas etapas do Campeonato Paulista.

Jogos Regionais – O esporte de Praia Grande também foi destacado durante a abertura do JEESP. Recentemente, a Cidade conquistou a histórica e inédita terceira colocação na classificação geral dos Jogos Regionais (JORI).

Os troféus de cada modalidade ficaram em exposição no Ginásio Falcão. Já na parte final da cerimônia de abertura, o secretário de Esportes e Lazer praia-grandense, Rodrigão, recebeu das mãos das atletas da equipe de damas da Cidade, Maria Clara França e Gabrielly Regis, a taça que foi garantida pela posição inédita no JORI.

“O esporte de Praia Grande vive um momento ímpar. Essa terceira posição nos Jogos Regionais demonstra a seriedade com que o trabalho vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos. Parabenizo todos que fizeram e fazem parte dessa história incrível. Tenho certeza que teremos capítulos ainda mais gloriosos no futuro”, disse Rodrigão.

Resultados e informações – Confira todas as informações da fase final dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) no site da Prefeitura de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br).

Para acessar o conteúdo é bem simples. Basta entrar no site e clicar em ‘Notícias’, escolher a opção ‘PG Notícias’ e, na sequência, entrar na aba ‘JEESP 2022’. Diariamente, conteúdos sobre a competição também são postados nas redes sociais oficias do Município.