Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
7 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
Secretaria de Saúde participa da Sexta Musical no Bairro Anhanguera
Equipes do Consultório na Rua e do Programa IST/Aids e Hepatites estarão no evento
23/9/2022 | Aline Gomes , MTB: 64.010
  Compartilhar no Whatsapp
Colaboração Rodrigo Herrero

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande desenvolverá uma série de ações no Projeto Sexta Musical, que ocorre nesta sexta-feira (23), às 20 horas, no Bairro Anhanguera (Rua José Flumingnan – antiga Rua Oscar Menezes Barbosa), onde se apresentará o sambista Ricardo Haddad.

Os profissionais do Consultório na Rua (Conar) vai realizar abordagens e orientações sobre o uso de álcool e drogas, além de oferecer aferição de pressão arterial e dextro e curativo. A equipe irá também aplicar a vacina contra a covid-19 em quem ainda não se imunizou. Basta apresentar a carteirinha de vacinação, documento pessoal e CPF.

Já a equipe do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais do SAE (Serviço de Atendimento Especializado) irá ofertar testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite B e C, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos, materiais informativos e orientação.

Conar – O Programa Consultório na Rua é desenvolvido pela Secretaria de Saúde Pública, onde os atendimentos são feitos em um veículo, tipo van, equipado com sala reservada e local para vacinas e exames para atendimento de pessoas em situação de rua. Esse trabalho também é realizado de segunda a sexta em todos os bairros da Cidade. O Programa conta com uma equipe especializada composta por enfermeira, dentista, auxiliares e técnica de enfermagem, assistente social e motorista, além de contar com o apoio de residentes dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional do Município.

A equipe trabalha especialmente com pessoas em situação de rua realizando, a abordagem social, testes rápidos de saúde, vacina e orientação para usuários de drogas. Quando necessário, esses pacientes são encaminhados à rede de saúde do Município, como as Usafas ou prontos-socorros, dependendo do caso. “É uma troca diária, a gente também aprende muito. No Consultório na Rua, a gente reconhece que qualquer pessoa pode passar por situação de vulnerabilidade. A gente atende pais de família, filhos, filhas, mães. Lidamos com a confiança, com o respeito mútuo com pessoas que são esquecidas pela sociedade, que não são vistas”, destaca o dentista de equipe, Átila Simonetti, que trabalha no Consultório na Rua há dois anos.

O secretário de Saúde Pública, Cleber Suckow Nogueira destaca que o atendimento ofertado é bem visto pela população assistida. “Eles fazem o atendimento das pessoas mais vulneráveis e conhecem bastante a população de rua, tanto que os profissionais são chamados pelo nome. É muito bom ver essa proximidade, pois muitas vezes são pessoas que não tem uma família por perto, então seus familiares são a equipe do Conar. Isso é muito gratificante”, ressaltou Nogueira.

SAE – O Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP) de Praia Grande disponibiliza preservativos e testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente, além de encaminhar pacientes para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Ambos os equipamentos ficam na Rua Cidade de Santos, 89, 1º andar – Boqueirão. O horário de atendimento para a realização dos testes é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30.

O SAE é referência em Praia Grande, reunindo médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais especializados em HIV/Aids, hepatites, e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

As Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Cidade também oferecem testes rápidos. Basta a pessoa procurar a unidade com o cartão do posto e a equipe de saúde da família vai fazer o acolhimento do paciente e agendar a testagem.

Sexta Musical – O projeto Sexta Musical acontece desde 2007 e tem como objetivo principal fomentar os músicos locais, incentivar o comércio e proporcionar lazer e cultura à população de Praia Grande de maneira gratuita em bairros diferentes a cada edição.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias