Secretaria de Saúde participa da Sexta Musical no Bairro Anhanguera

Equipes do Consultório na Rua e do Programa IST/Aids e Hepatites estarão no evento

Por Aline Gomes | 23/9/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande desenvolverá uma série de ações no Projeto Sexta Musical, que ocorre nesta sexta-feira (23), às 20 horas, no Bairro Anhanguera (Rua José Flumingnan – antiga Rua Oscar Menezes Barbosa), onde se apresentará o sambista Ricardo Haddad.

Os profissionais do Consultório na Rua (Conar) vai realizar abordagens e orientações sobre o uso de álcool e drogas, além de oferecer aferição de pressão arterial e dextro e curativo. A equipe irá também aplicar a vacina contra a covid-19 em quem ainda não se imunizou. Basta apresentar a carteirinha de vacinação, documento pessoal e CPF.

Já a equipe do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais do SAE (Serviço de Atendimento Especializado) irá ofertar testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite B e C, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos, materiais informativos e orientação.

Conar – O Programa Consultório na Rua é desenvolvido pela Secretaria de Saúde Pública, onde os atendimentos são feitos em um veículo, tipo van, equipado com sala reservada e local para vacinas e exames para atendimento de pessoas em situação de rua. Esse trabalho também é realizado de segunda a sexta em todos os bairros da Cidade. O Programa conta com uma equipe especializada composta por enfermeira, dentista, auxiliares e técnica de enfermagem, assistente social e motorista, além de contar com o apoio de residentes dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional do Município.

A equipe trabalha especialmente com pessoas em situação de rua realizando, a abordagem social, testes rápidos de saúde, vacina e orientação para usuários de drogas. Quando necessário, esses pacientes são encaminhados à rede de saúde do Município, como as Usafas ou prontos-socorros, dependendo do caso. “É uma troca diária, a gente também aprende muito. No Consultório na Rua, a gente reconhece que qualquer pessoa pode passar por situação de vulnerabilidade. A gente atende pais de família, filhos, filhas, mães. Lidamos com a confiança, com o respeito mútuo com pessoas que são esquecidas pela sociedade, que não são vistas”, destaca o dentista de equipe, Átila Simonetti, que trabalha no Consultório na Rua há dois anos.

O secretário de Saúde Pública, Cleber Suckow Nogueira destaca que o atendimento ofertado é bem visto pela população assistida. “Eles fazem o atendimento das pessoas mais vulneráveis e conhecem bastante a população de rua, tanto que os profissionais são chamados pelo nome. É muito bom ver essa proximidade, pois muitas vezes são pessoas que não tem uma família por perto, então seus familiares são a equipe do Conar. Isso é muito gratificante”, ressaltou Nogueira.

SAE – O Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP) de Praia Grande disponibiliza preservativos e testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente, além de encaminhar pacientes para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Ambos os equipamentos ficam na Rua Cidade de Santos, 89, 1º andar – Boqueirão. O horário de atendimento para a realização dos testes é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30.

O SAE é referência em Praia Grande, reunindo médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais especializados em HIV/Aids, hepatites, e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

As Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Cidade também oferecem testes rápidos. Basta a pessoa procurar a unidade com o cartão do posto e a equipe de saúde da família vai fazer o acolhimento do paciente e agendar a testagem.

Sexta Musical – O projeto Sexta Musical acontece desde 2007 e tem como objetivo principal fomentar os músicos locais, incentivar o comércio e proporcionar lazer e cultura à população de Praia Grande de maneira gratuita em bairros diferentes a cada edição.