Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
7 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: FELIPE FRANÇA
 
Escola aborda cultura indígena e lança livro de poesias escrito por alunos
EM Antônio Rubens Lara promoveu projeto com estudantes do 6º ano do Fundamental
26/9/2022
  Compartilhar no Whatsapp
De leitores a escritores, graças ao programa Página a Página desenvolvido pela Secretaria de Educação (Seduc). Foi por essa experiência que passaram alunos do 6º ano da EM Antônio Rubens da Costa Lara, situada no Bairro Esmeralda. Para marcar a vivência que tiveram, na sexta-feira (23), aconteceu o lançamento da obra literária “Um Livro, Uma Aldeia e Então Poetas” escrito pelos estudantes.

A proposta pedagógica foi realizada pelo professor de língua portuguesa da unidade, Cláudio Melo Bispo, e começou em março deste ano quando os alunos receberam a maleta do Página a Página. Entre os livros entregues para cada estudante, o educador destacou a obra literária Saguairu, de autoria do escritor Júlio Emílio Braz, para trabalhar de forma mais aprofundada.

Com o livro em mãos, Bispo propôs a leitura para os alunos. Como a obra literária retrata a história do povo indígena, o professor organizou visita a aldeia da tribo Tekoa Mirim, localizada em Praia Grande. No local, os jovens puderam conhecer de perto um pouco da cultura, dos hábitos e costumes de uma das etnias mais antigas do País. Depois, o grupo foi provocado a transformar todo o aprendizado em poesias.

A jovem Mariana Cristine Diniz, 11 anos, fez parte do grupo de alunos que vivenciou cada momento dessa trajetória. Ao ver o livro pela primeira vez, a estudante não conseguiu conter as lágrimas. “Foi um sentimento único ver e poder pegar o livro nas mãos, não sei explicar. Acho que eu não imaginava que a proposta que o professor trouxe fosse chegar tão longe”, confidenciou.

Mariana Diniz comentou ainda que imaginava que a proposta pararia na ação de escrever a poesia e que ficou bastante surpresa quando soube que o trabalho resultaria na impressão do livro. “Ter ele agora aqui, na minha mão, traz um sentimento muito especial. Porque representa todo o processo que a gente viveu. Foi muito legal ir até a aldeia, conhecer os costumes deles, e agora fechar tudo com o lançamento do livro”.

Momento especial – A aluna fez parte do grupo de alunos que vivenciou o lançamento do livro na sexta-feira (23). Pais e responsáveis também puderam participar do evento que contou com a presença da secretária de Educação, a professora Cida Cubilia. Além da titular da pasta municipal, o autor da obra literária Saguairu, o escritor Júlio Emílio Braz, também esteve presente na solenidade.

Cida Cubilia fez questão de enaltecer a presença dos pais e responsáveis. Além disso, destacou o significado do trabalho realizado pelo professor de língua portuguesa. “É emocionante pegar o livro escrito por vocês em minhas mãos. Porque a prática da leitura está entre as ações que precisamos desenvolver para a recuperação do que foi perdido por conta da pandemia”, enfatizou.

“O programa Página a Página surgiu justamente por visualizarmos essa necessidade. Então, com apoio da equipe pedagógica sonhamos com esse projeto dentro das escolas. Em oportunizar os alunos da rede municipal de ensino de Praia Grande a ler”, completou a secretária da Educação. “Esse é um milagre que só enxergamos acontecer no chão da escola. Graças à iniciativa do professor e da participação dos estudantes”.

Feliz com o resultado alcançado pelo projeto com os alunos e a repercussão alcançada, o professor de língua portuguesa, Claudio Melo Bispo, fez questão de agradecer a participação de todos os envolvidos. “O Página a Página despertou nos alunos o desejo da leitura. Prova disso, é esse trabalho que fechamos o ciclo hoje. Nada disso seria possível sem a participação de cada um de vocês, direta ou indiretamente”, agradeceu.

Incentivo à Leitura – O programa Página a Página consiste na distribuição de uma maleta para alunos do Infantil I e II, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por intermédio dela, os estudantes recebem obras literárias para que sejam trabalhadas dentro e fora da sala de aula.

Com o material em mãos, os professores poderão desenvolver as ações ao longo do ano. O Página a Página tem como objetivo, além de despertar o interesse pela leitura, ampliar o vocabulário dos alunos, propor a participação da família na vida escolar dos estudantes e possibilitar o compartilhamento e a vivência de emoções. Somado a tudo isso, também promoverá a integração com produto final, que estimulará a formação crítica dos meninos e meninas.

Nas maletas de Educação Infantil, os alunos vão receber cinco títulos. Já os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental ganharão quatro livros. Já os da Complementação Educacional terão cinco, enquanto os matriculados nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) obterão um exemplar por semestre para ser trabalhado. Os exemplares serão diferentes de acordo com nível e atendendo à diversidade de cada segmento, para ser trabalhado junto com os docentes.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias