Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
7 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
Sesap promove capacitação sobre reanimação neonatal para profissionais do Samu e UTS
Pediatras do Complexo Hospitalar Irmã Dulce conduziram o curso
26/9/2022 | Aline Gomes , MTB: 64.010
  Compartilhar no Whatsapp
Colaboração Rodrigo Herrero

Os profissionais do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e das Unidades de Transporte de Saúde (UTS) de Praia Grande receberam um valioso treinamento sobre reanimação neonatal dedicado aos bebês na hora do nascimento. Conduzida por três pediatras e neonatologistas do Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID), a capacitação ocorreu na quinta-feira (22) na Usafa Noêmia, no Bairro Tupi.

Promovido pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município, o curso é certificado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e organizado pelo Programa de Reanimação Neonatal. Foram mais de 10 horas de capacitação, em que os participantes tiveram acesso a aspectos teóricos e práticos, voltados à emergência neonatal, para que os profissionais que atuam na Urgência e Emergência possam estar preparados para atender situações de paradas cardiorrespiratórias em bebês que acabam de nascer.

“A estratégia é desenvolver o raciocínio clínico e intervenções imediatas no atendimento pré-hospitalar com manobras de reversão em nível básico e avançado para que o paciente possa ser transportado de forma segura até a unidade referência do Município”, destaca o diretor de Atenção Pré-Hospitalar de Praia Grande, enfermeiro Eduardo Gomes.

A atividade visa qualificar a assistência das equipes e evitar situações que coloquem em risco a vida do recém-nascido. “Esse curso faz parte de ações implantadas para a diminuição da mortalidade materna e infantil no Município. Além disso, diminuir a morbidade nesses bebês relacionadas às sequelas neurológicas em que a asfixia perinatal pode deixar e que são para toda a vida”, explica a pediatra e coordenadora da Unidade Neonatal do CHID, Marilene Kiskissian Martins, que deu a capacitação junto das também pediatras e neonatologistas do CHID, Verônica Coelho e Tatiana Antunes de Lara.

Segundo Gomes, o treinamento recebido pela equipe do Samu e da UTS será multiplicado aos demais profissionais desses dois setores e também aos trabalhadores da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Quietude, para atualizar todos quanto às diretrizes mais recentes de reanimação neonatal de recém-nascidos.

Asfixia Perinatal – A capacitação faz parte de um esforço da Administração Municipal em combater a asfixia perinatal. Outra ação relacionada é nesta segunda-feira (26), das 13 às 17 horas, no Teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes (PDA), quando ocorre um evento aberto com uma série de palestras a todos os profissionais e estudantes da área da saúde (pública e privada), Asfixia Perinatal: Um grave problema de Saúde Pública. A ação é promovida pela Sesap em alusão à Campanha Setembro Verde Esperança e com o objetivo de diminuir óbitos e sequelas decorrentes desse problema que pode acontecer nas maternidades públicas e privadas.

Setembro Verde Esperança – A Campanha “Setembro Verde Esperança” é idealizada pelo Instituto Protegendo Cérebros Salvando Futuros em parceria com diversas instituições do Brasil e no mundo. O objetivo é conscientizar a população de que com tratamento adequado podemos minimizar o profundo impacto socioeconômico desta doença em nosso país.

A asfixia perinatal é condição grave decorrente da falta de oxigenação ao recém-nascido em momentos próximos ao nascimento. Representa a 3ª principal causa de morte (23%) neonatal no mundo inteiro. É a principal causa de lesão neurológica permanente em bebês nascidos a termo, em que grande parte pode ter o seu futuro comprometido por diversas sequelas neurológicas como paralisia cerebral, deficiência cognitiva, cegueira ou surdez.

Neste cenário, a doença apresenta um devastador impacto social e econômico. Importantes ações envolvendo a evolução no cuidado pré-natal, Programa de Reanimação Neonatal e Campanha Nascimento Seguro da Sociedade Brasileira de Pediatria tiveram importante impacto na prevenção da asfixia perinatal no Brasil. Fonte: Instituto Protegendo Cérebros Salvando Futuros

Urgência e Emergência – Atualmente, Praia Grande possui uma das estruturas mais completas da Baixada Santista no setor de Urgência e Emergência. A Cidade conta com três locais específicos que prestam serviços nesta área. São duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a UPA Quietude (no Bairro Quietude, Avenida Ministro Marcos Freire) e UPA Samambaia, (no Samambaia, esquina das avenidas Marginal e Corretor de Imóveis) e um pronto-socorro, o PS Central (a Porta de Entrada de Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Irmã Dulce) localizado no Bairro Boqueirão. Todas essas unidades utilizam o sistema de Acolhimento com Classificação de Risco, que prioriza o atendimento aos casos mais graves, com atendimento 24 horas.

Outro destaque dessa estrutura diz respeito ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A disposição das bases operacionais em Praia Grande é um dos motivos apontados para a rapidez nos atendimentos prestados. Denominadas Bases Descentralizadas, estão localizadas nos bairros Boqueirão, Quietude e Samambaia, em áreas anexas às unidades de Urgência e Emergência da Cidade. Para acionar o serviço do Samu, basta discar 192. Confira o endereço das unidades de pronto-atendimento que funcionam 24 horas em Praia Grande:

- Porta de Entrada Hospital Irmã Dulce
Rua Mihailo Lucki Michel, s/nº, Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce)

- PS Quietude
Avenida Ministro Marcos Freire, s/nº Bairro Quietude

- UPA Samambaia
Avenida Corretor de Imóveis, s/nº, Bairro Samambaia.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias