Colaboração Rodrigo Herrero
Os profissionais do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e das Unidades de Transporte de Saúde (UTS) de Praia Grande receberam um valioso treinamento sobre reanimação neonatal dedicado aos bebês na hora do nascimento. Conduzida por três pediatras e neonatologistas do Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID), a capacitação ocorreu na quinta-feira (22) na Usafa Noêmia, no Bairro Tupi.
Promovido pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município, o curso é certificado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e organizado pelo Programa de Reanimação Neonatal. Foram mais de 10 horas de capacitação, em que os participantes tiveram acesso a aspectos teóricos e práticos, voltados à emergência neonatal, para que os profissionais que atuam na Urgência e Emergência possam estar preparados para atender situações de paradas cardiorrespiratórias em bebês que acabam de nascer.
“A estratégia é desenvolver o raciocínio clínico e intervenções imediatas no atendimento pré-hospitalar com manobras de reversão em nível básico e avançado para que o paciente possa ser transportado de forma segura até a unidade referência do Município”, destaca o diretor de Atenção Pré-Hospitalar de Praia Grande, enfermeiro Eduardo Gomes.
A atividade visa qualificar a assistência das equipes e evitar situações que coloquem em risco a vida do recém-nascido. “Esse curso faz parte de ações implantadas para a diminuição da mortalidade materna e infantil no Município. Além disso, diminuir a morbidade nesses bebês relacionadas às sequelas neurológicas em que a asfixia perinatal pode deixar e que são para toda a vida”, explica a pediatra e coordenadora da Unidade Neonatal do CHID, Marilene Kiskissian Martins, que deu a capacitação junto das também pediatras e neonatologistas do CHID, Verônica Coelho e Tatiana Antunes de Lara.
Segundo Gomes, o treinamento recebido pela equipe do Samu e da UTS será multiplicado aos demais profissionais desses dois setores e também aos trabalhadores da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Quietude, para atualizar todos quanto às diretrizes mais recentes de reanimação neonatal de recém-nascidos.
Asfixia Perinatal – A capacitação faz parte de um esforço da Administração Municipal em combater a asfixia perinatal. Outra ação relacionada é nesta segunda-feira (26), das 13 às 17 horas, no Teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes (PDA), quando ocorre um evento aberto com uma série de palestras a todos os profissionais e estudantes da área da saúde (pública e privada), Asfixia Perinatal: Um grave problema de Saúde Pública. A ação é promovida pela Sesap em alusão à Campanha Setembro Verde Esperança e com o objetivo de diminuir óbitos e sequelas decorrentes desse problema que pode acontecer nas maternidades públicas e privadas.
Setembro Verde Esperança – A Campanha “Setembro Verde Esperança” é idealizada pelo Instituto Protegendo Cérebros Salvando Futuros em parceria com diversas instituições do Brasil e no mundo. O objetivo é conscientizar a população de que com tratamento adequado podemos minimizar o profundo impacto socioeconômico desta doença em nosso país.
A asfixia perinatal é condição grave decorrente da falta de oxigenação ao recém-nascido em momentos próximos ao nascimento. Representa a 3ª principal causa de morte (23%) neonatal no mundo inteiro. É a principal causa de lesão neurológica permanente em bebês nascidos a termo, em que grande parte pode ter o seu futuro comprometido por diversas sequelas neurológicas como paralisia cerebral, deficiência cognitiva, cegueira ou surdez.
Neste cenário, a doença apresenta um devastador impacto social e econômico. Importantes ações envolvendo a evolução no cuidado pré-natal, Programa de Reanimação Neonatal e Campanha Nascimento Seguro da Sociedade Brasileira de Pediatria tiveram importante impacto na prevenção da asfixia perinatal no Brasil. Fonte: Instituto Protegendo Cérebros Salvando Futuros
Urgência e Emergência – Atualmente, Praia Grande possui uma das estruturas mais completas da Baixada Santista no setor de Urgência e Emergência. A Cidade conta com três locais específicos que prestam serviços nesta área. São duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a UPA Quietude (no Bairro Quietude, Avenida Ministro Marcos Freire) e UPA Samambaia, (no Samambaia, esquina das avenidas Marginal e Corretor de Imóveis) e um pronto-socorro, o PS Central (a Porta de Entrada de Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Irmã Dulce) localizado no Bairro Boqueirão. Todas essas unidades utilizam o sistema de Acolhimento com Classificação de Risco, que prioriza o atendimento aos casos mais graves, com atendimento 24 horas.
Outro destaque dessa estrutura diz respeito ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A disposição das bases operacionais em Praia Grande é um dos motivos apontados para a rapidez nos atendimentos prestados. Denominadas Bases Descentralizadas, estão localizadas nos bairros Boqueirão, Quietude e Samambaia, em áreas anexas às unidades de Urgência e Emergência da Cidade. Para acionar o serviço do Samu, basta discar 192. Confira o endereço das unidades de pronto-atendimento que funcionam 24 horas em Praia Grande:
- Porta de Entrada Hospital Irmã Dulce
Rua Mihailo Lucki Michel, s/nº, Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce)
- UPA Quietude
Avenida Ministro Marcos Freire, s/nº Bairro Quietude
- UPA Samambaia
Avenida Corretor de Imóveis, s/nº, Bairro Samambaia.
|