Programa Conviver festeja 29 anos de atividades

Serviço já atendeu mais de 6 mil pessoas acima dos 50 anos

Por Luciano Agemiro | 27/9/2022

No começo era um pequeno grupo de senhoras que se reuniam em uma sala onde hoje funciona a Secretaria de Assistência Social (Seas) para conversar, costurar e tricotar. Depois, o grupo começou a receber novos participantes e foi criado um coral. Com o crescimento, foi necessário mudar para uma sede própria. Há 29 anos, o Programa Conviver é referência na região, oferecendo mais qualidade de vida para a Melhor Idade de Praia Grande.

Estimativas apontam que dos 335 mil moradores que a Cidade tem atualmente, cerca de 69 mil pessoas estão acima dos 60 anos. Somadas todas as oito unidades, atualmente o Conviver atende a cerca de 3.500 pessoas. Desde a inauguração, esse número ultrapassou a casa dos 6 mil atendidos.

O programa foi criado por meio de uma parceria do Fundo Social de Solidariedade com a Seas para atender a uma necessidade que os idosos tinham de interagir com as pessoas e preencher a rotina diária com atividades saudáveis que proporcionassem bem-estar e diminuísse a sensação de solidão, comum nesta faixa etária. No Conviver, os idosos podem fazer exercícios físicos, praticar esporte, jogar baralho, fazer artesanato ou até aprender a usar o computador para se atualizarem das novas tecnologias.

Para a presidente do Fundo Social, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, o Programa Conviver é sinônimo de saúde e qualidade de vida. “Enquanto os estudos ao redor do mundo apontavam o potencial de longevidade desta faixa etária, nós vimos na prática isso acontecendo. São quase 30 anos de histórias de pessoas que largaram a depressão, os medicamentos e adotaram um estilo mais saudável de vida, física e mentalmente”.

Reconhecimento - Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Nesse sentido, o Programa Conviver contribui com a oferta de entretenimento nas quatro unidades no Município, sendo destinadas a pessoas com mais de 50 anos.

Atualmente são oito unidades nos Bairros Boqueirão, Guilhermina, Antártica, Tupi, Ocian, Samambaia, Caiçara e Solemar. Para mais informações bastar ligar para 3496-5038.