Brasão de Praia Grande  

terça-feira
6 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
Estudantes de Medicina visitam Praia Grande para conhecer serviços de saúde
Alunos da Unaerp estiveram na Usafa Maracanã na segunda-feira (26)
27/9/2022 | Aline Gomes , MTB: 64.010
  Compartilhar no Whatsapp
Colaboração Rodrigo Herrero

O trabalho de excelência realizado na Saúde em Praia Grande segue chamando a atenção de profissionais e estudantes da área. Durante toda esta semana, alunos de Medicina da Unaerp Guarujá estão fazendo visitas técnicas aos equipamentos dos vários níveis de Atenção do Município para conhecer os serviços públicos de saúde oferecidos na Cidade. A ação busca uma maior vivência e conhecimento por parte dos estudantes sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

O primeiro destino foi a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Maracanã, na segunda-feira (26). Os estudantes fizeram uma visita guiada pela unidade e conheceram os múltiplos serviços oferecidos na Atenção Básica, que, com 30 unidades e 100 equipes do Programa Saúde da Família, cobre 100% da população da Cidade, o que reforça o Município como referência na Região Metropolitana da Baixada Santista no setor.

A estudante Katija Dadoo, aluna do segundo semestre de Medicina, destacou a importância da visita para conhecer como funciona o atendimento de saúde da família e elogiou o trabalho realizado junto à população. “É muito bom conhecer a dinâmica e o funcionamento da unidade tanto para a faculdade quanto para poder trabalhar futuramente como médico da família. E eu achei essa unidade muito organizada, com o agente comunitário bastante integrado à comunidade, sabendo informar corretamente a população sobre os serviços”.

O agente comunitário de saúde Victor Menezes explicou como funciona o trabalho dos agentes, como as equipes são divididas e a importância da atuação desses servidores, tão fundamental para a saúde da população. Já o educador físico Mauricio dos Santos, da Academia da Saúde Maracanã, falou sobre a importância das academias na promoção à saúde. Com atividades abertas para todas as idades, esses equipamentos ajudam a prevenir enfermidades no corpo e na mente e a controlar doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, além de combater o sedentarismo e melhorar a autoestima.

A estudante do sétimo semestre, Maria Fernanda Angelin, disse ter gostado da visita, pois ela pôde ver o andamento de outra unidade de saúde da família, já que ela é enfermeira de formação e já trabalhou em equipamento semelhante. “É importante conhecer uma nova unidade, porque cada lugar funciona de um jeito diferente. É legal também conhecer as particularidades da população, do território. Agregar conhecimento é muito bom, especialmente se no futuro eu decidir trabalhar com saúde da família”.

O secretário de Saúde de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, comentou sobre a importância dessa integração com as universidades. “É fundamental que os futuros profissionais possam ter esse contato e Praia Grande está de portas abertas para compartilhar suas exitosas experiências. Isso reflete a vocação que a Saúde do Município tem na área acadêmica. Exemplo disso são os nossos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, que estão habilitados pelo Ministério da Educação e da Saúde e formam profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional. Para nós é uma satisfação muito grande poder compartilhar isto”.

Além da Usafa Maracanã, os estudantes de medicina da Unaerp têm em sua programação visitar a Usafa Noêmia, o Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas), os departamentos de Vigilância em Saúde, o Conselho Municipal de Saúde (Comusa), além de participar de uma conversa com os gestores da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade. Além de Praia Grande, outras três cidades da região também estão recebendo visitas dos alunos da universidade.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias