Nasf promove palestra sobre Setembro Amarelo na EM Profª Maria Clotilde

Bate-papo com os alunos busca valorizar a vida

Por Aline Gomes | 29/9/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

O Núcleo Ampliado da Saúde da Família na Atenção Básica de Praia Grande (Nasf-AB) promoveu nesta quinta-feira (29) uma série de palestras em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, na EM Professora Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo, no Bairro Esmeralda. O bate-papo com os adolescentes procurou valorizar a vida e a busca da felicidade, em contraposição aos sentimentos destrutivos que podem levar a ideações suicidas.

O encontro ocorreu a partir do contato da escola com a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Rio Branco e a equipe do Nasf-AB que atua no local. “O Nasf tem esse foco intersetorial, conectando a saúde com a educação e fortalecendo a rede. Dessa forma, a gente consegue abranger um pouco mais o território, levando uma mensagem positiva aos jovens, em um trabalho que serve de prevenção, evitando que se chegue à unidade de saúde com a demanda de ansiedade, depressão e até mesmo episódios de automutilação”, destaca a assistente social do Nasf-AB e responsável pela organização das palestras, Jeane Bogsan.

As atividades foram conduzidas pelo mestre em educação, professor e empresário Nelson Figueiredo Filho, que cedeu seu tempo de maneira voluntária para compartilhar sua experiência de vida e fazer uma palestra motivacional para os jovens. Mas em vez de focar na questão do suicídio, o palestrante proporcionou uma outra perspectiva aos estudantes, com muita música e dança que divertiu os presentes.

“Como o público da nossa conversa são os adolescentes, quis focar minha fala na importância da vida e no fato de que para viver e viver bem basta querer. E eu faço isso através de meu exemplo de vida, eu era nadador, bailarino, muito ativo, mas sofri um acidente, fiquei na cadeira de rodas, perdi o movimento dos braços. Mas aos poucos eu retomei minha vida e, com isso, mostro aos alunos que basta querer que você vai se tornando alguém melhor, alcançando seus objetivos”, conta Nelson.

Setembro Amarelo – Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio é comemorado em 10 de setembro, por isso a escolha desse mês para o desenvolvimento de ações mais específicas. Os profissionais da área médica explicam que uma das formas mais eficazes para se evitar o suicídio é através de diálogos e discussões sobre o tema. Infelizmente, esse tipo de caso vem crescendo ao longo dos últimos anos em todo mundo e, por isso, a campanha ganha ainda mais importância.

No Brasil são registrados cerca de 13 mil suicídios por ano, segundo o relatório Suicide Worldwide in 2019, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 98% dos suicídios estão relacionados a distúrbios mentais. A depressão está no topo das causas, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Por isso, é importante abordar o assunto e oferecer ajuda a quem necessita. Se precisar conversar ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV), telefone 188, sem custo de ligação, 24 horas todos os dias.

Atendimento psicossocial – Praia Grande possui uma rede psicossocial completa para atendimento em saúde mental. São dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps II) Boqueirão e Mirim, dividindo a Cidade em duas regiões, o Caps Infantil (Caps i) e o Caps Álcool e Drogas (Caps AD III) 24 horas. Os locais contam com médico, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, equipe de enfermagem.

As Usafas também são importantes neste processo de atendimento. A Sesap realizou uma série de treinamentos com os profissionais dessas unidades para atender casos de menor gravidade.

A rede conta ainda com o suporte do Núcleo Ampliado da Saúde da Família na Atenção Básica (Nasf-AB) e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, que acolhem os pacientes e realizam ações como a terapia comunitária integrativa. A partir de rodas de conversa, os indivíduos são ouvidos e recebem apoio dos profissionais e da comunidade.

Nasf-AB – Dentro de sua estrutura de serviços prestados, o Nasf se destaca na prevenção, beneficiando a saúde, além de agilizar os atendimentos. A equipe conta com profissionais nas seguintes áreas: pediatria, ginecologia, psicologia, fisioterapia, educação física, assistência social e nutrição. O Nasf atende a partir da rede de Atenção Primária, em conjunto com as Usafas do Município.