Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
30 de novembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
Três mil pessoas participam de importantes atividades viárias no mês de setembro em PG
Ações foram realizadas em alusão à Semana Nacional de Trânsito
30/9/2022 | Jaqueline de Marco, MTB: 52.981
  Compartilhar no Whatsapp
O mês de setembro foi marcado por diversas ações viárias educativas em Praia Grande, em alusão à Semana Nacional de Trânsito. Palestras, distribuição de materiais informativos, ações educativas em escolas, atividades com uso dos óculos de realidade virtual e concurso cultural estiveram entre as ações realizadas. E, ao longo de todo mês, cerca de 3 mil pessoas participaram destas atividades.

Dentre os trabalhos que mais fizeram sucesso entre o público, está o projeto Bike Legal. Moradores e turistas de Praia Grande puderam vivenciar situações reais do dia a dia do trânsito, com orientações sobre atitudes mais seguras, de forma virtual, utilizando óculos especiais. Dentro da simulação, sobre as imagens reais são inseridos ícones e elementos de animação (mixed reality), que auxiliam na compreensão das informações que tornariam o passeio mais seguro.

Os vídeos que são passados durante a ação de realidade virtual, que tem a duração de aproximadamente 3 minutos, foram captados em 360 graus, permitindo que o público possa ver o entorno quando girarem a cabeça e a experiência se torne mais real. Os óculos de realidade virtual contam com detalhes ricos, cores vibrantes, gráficos em 3D, alto-falantes incorporados ao headset, som climático e imersivo e moldagem por injeção de espuma. As mãos e gestos aparecem na realidade virtual com precisão realista e intuitiva.

As atividades foram realizadas nos finais de semana e feriado e aproximadamente 600 pessoas participaram da ação. Além disso, 800 folders informativos foram entregues durante as atividades, que apontavam a importância dos ciclistas respeitarem as regras viárias.

Também fez parte das ações o programa Operação Escola. No trabalho, os agentes de trânsito realizaram a entrega de aproximadamente 1500 panfletos informativos nas unidades educacionais de Praia Grande e realizaram orientações junto a pais, responsáveis, estudantes e funcionários das escolas. Os trabalhos aconteceram sempre no lado externo das unidades, nos horários de entrada e saída dos alunos. Durante a ação, foram realizadas também travessias seguras e controle do fluxo de veículos no local e também a visita dos mascotes do trânsito em algumas unidades. E no dia 29 de setembro, os estudantes da E.M. Elza Carvalho receberam palestra especial sobre regras de trânsito.

Concurso cultural – A escola municipal Governador Orestes Quércia, do Bairro Mirim, foi a grande vencedora do 5º Concurso Cultural de Vídeos da Setran, conquistando o bicampeonato do trabalho. Os estudantes tiveram que produzir vídeos que ilustrassem ideias para evitar acidentes de trânsito, em especial, os atropelamentos. O anúncio aconteceu dia 23 de setembro. Os trabalhos foram produzidos pelos estudantes do 6º ao 9º ano de escolas de Praia Grande e deveriam retratar através de peças fictícias ou cenas reais a importância do respeito às regras viárias.

Os 1º, 2º e 3º colocados receberam kits escolares e menções honrosas foram entregues ao 5º e 4º lugar. Além disso, todas as unidades escolares receberam uma placa de participação. Os vídeos vencedores serão compilados e estarão disponíveis nos canais oficiais da Prefeitura.

Além da escola Governador Orestes Quércia, os demais vencedores foram: EM José Julio Martins Baptista (2º lugar); EM Antônio Peres Ferreira (3º lugar); EM João Gonçalves (4º lugar) e EM Vereador Felipe Avelino de Moraes (5º lugar).

Os números comprovam o sucesso do 5º Concurso Cultural de Vídeos da Setran. A iniciativa contou com a participação de estudantes de mais de 20 escolas sediadas em Praia Grande.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias