EM Felipe Avelino promove festa literária com Página a Página

Flifam movimentou a unidade de ensino na quinta e sexta-feira (29 e 30)

Por Daniel Elias | 3/10/2022

Além de promover o incentivo à leitura, o programa Página a Página tem movimentado as escolas municipais de Praia Grande. Desta vez, a iniciativa da Secretaria de Educação (Seduc) serviu como base para a realização da Festa Literária Felipe Avelino Moraes (Flifam). As atividades, desenvolvidas pela EM Vereador Felipe Avelino de Moraes, ocorreram quinta e sexta-feira (29 e 30) e contaram com a exposição dos trabalhos e um concurso literário.

As ações foram organizadas pelos professores de língua portuguesa da unidade, porém contaram com a participação de docentes das demais disciplinas. Todos os trabalhos promovidos pelos alunos foram com base nos livros distribuídos pelas maletas do Página a Página e lido por eles, com a supervisão dos educadores. Cada segmento de ensino selecionou uma obra literária para desenvolver o projeto.

No primeiro dia de atividades ocorreu a exposição dos trabalhos. Em cada sala de aula, os alunos compartilhavam com os demais colegas de outras turmas detalhes sobre as obras literárias. Para isso, os jovens realizaram apresentações teatrais e de músicas. Alguns dos locais foram transformados em espaços para apreciar os trabalhos em formas de cartazes e maquetes.

Os livros também serviram como base para o concurso literário realizado no segundo dia de atividades. Os alunos tiveram que cumprir as tarefas estabelecidas com referência nas histórias selecionadas. Em uma das provas, os jovens precisavam fazer a caracterização de uma das personagens, já na outra foram provocados a fazer um poema com referência na temática abordada pelo exemplar distribuído pelo Página a Página.

Para desenvolver a criatividade, os jovens fizeram a produção de uma paródia relacionada ao trecho que acharam mais interessante da obra literária. Em outra tarefa, os alunos apresentaram uma coreografia também inspirada no livro. De acordo com a professora, Renata Alves Camelo, a edição deste ano do Flifam foi voltada integralmente para promover o protagonismo dos estudantes.

“Alguns destes alunos estavam no quarto ano antes da pandemia. Eles perderam um pouco do aprendizado no que diz respeito a apresentações. Por isso, resolvemos trabalhar com eles essa questão até para amadurecer melhor tal prática”, explicou a professora. “Estou muito satisfeita com o resultado. Porque isso é uma escola viva. Onde os jovens podem experimentar diferentes situações e aprender como cada uma delas”.

Retorno – A primeira edição da Flifam aconteceu em 2019. Nos últimos dois anos, a Festa Literária foi ajustada para a versão remota por conta da pandemia. Em 2022, o evento retornou para o formato presencial. Segundo a assistente técnica pedagógica (ATP) da unidade, Valquíria Carneiro Silva Benício, o programa Página a Página serviu como base para o desenvolvimento do projeto.

“O produto final apresentado foi construído ao longo do desenvolvimento do projeto que teve início em março com a chegada do Página a Página”, destacou Valquíria Benício. “A distribuição dos livros para todos os alunos facilitou a realização da proposta pedagógica. E o mais interessante, que da forma que foi feito o Flifam, eles ainda puderam compartilhar com as demais turmas o conteúdo que aprenderam por meio dos livros”.

O diretor da Coordenadoria de Ensino Fundamental, Israel Batista, destacou a importância de ações como o Flifam pois despertam o protagonismo dos alunos. “É algo que não conseguimos observar no dia a dia de aulas. E eventos como o Flifam os jovens têm a oportunidade de atuar de forma mais efetiva e o professor melhor avaliar. Fora que momentos como esse lapidam o estudante como cidadão também”.