EM Roberto Francisco discute sobre respeito à diversidade

Flifam movimentou a unidade de ensino na quinta e sexta-feira (29 e 30)

Por Daniel Elias | 3/10/2022

Foto Indisponivel

Respeitar ao próximo com as particularidades de cada um. Com este objetivo, a EM Roberto Francisco dos Santos, no Bairro Ribeirópolis, promoveu a I Mostra de Educação e Diversidade: Viva as Diferenças. O evento, realizado na sexta-feira (3), encerrou uma série de atividades desenvolvidas com os alunos e marcou as comemorações alusivas ao Dia do Surdo, celebrado em 26 de setembro.

Para trabalhar a temática, a unidade contou com a participação do professor de Educação Física da EM Thereza Magri, Gilberto Correa Palacios Moyano. Deficiente visual, o docente começou a trabalhar na rede municipal de ensino este ano. Durante o evento, o educador compartilhou com os presentes quais adaptações foram necessárias para que ele pudesse dar as aulas para os alunos.

O evento contou ainda com a participação da funcionária pública, Queli Correia dos Santos. Mãe de uma criança com Transtorno do Espectro Autismo (TEA), a servidora contou sobre as vitórias que conquistou ao cuidar do filho. Ela detalhou como descobriu que o menino tinha autismo, quais os desdobramentos após cada novo laudo e a força que encontrou para junto deve enfrentar as adversidades que surgiram.

De acordo com a assistente técnico pedagógica (ATP) de Inclusão, Valéria Carbone, o evento fechou a série de atividades promovidas ao longo do mês de setembro com os alunos da unidade. “Precisamos trabalhar sobre a questão do capacitismo desde pequeno com as nossas crianças. Infelizmente, ainda existe muito preconceito e temos de formar cidadãos mais conscientes com um olhar de equidade ao próximo”.

Os dois convidados fizeram parte de uma roda de conversas para debater sobre a temática de diversidade. A ATP de Inclusão se juntou, ao lado do paratleta Marcos Castanha, se juntou a dupla para trocar experiências durante o bate-papo. O público presente pode fazer perguntas aos participantes. O assistente técnico pedagógico (ATP), Renato Daniel Ferreira Moraes, ficou responsável pela moderação.

Depois de participarem destes dois momentos, os presentes foram convidados a vivenciarem a diversidade. Em uma das salas foi preparado um circuito sensorial. Vendada, a pessoa entrava no local com auxílio de cabo de vassoura, que servia como bengala. O objetivo era que ela percorresse todo o trajeto percebendo os diferentes níveis de relevo e sentisse as texturas dos itens colocados sobre as mesas ao redor do ambiente.

Para a diretora da unidade escolar, Tulla Cesar de Souza, a I Mostra de Educação e Diversidade foi uma forma prática de mostrar aos alunos e comunidade que todos são merecem ser valorizados, independente das diferenças de cada um. “Foi gratificante ver o envolvimento de toda a escola. Desde os pequenos na creche até a sala de aula, educadores de apoio e professores entenderam qual era a proposta e desenvolveram a temática com as crianças”.