Na última sexta-feira (30), a EM Carlos Roberto Dias, no Bairro Boqueirão, promoveu a Mostra Página a Página. A iniciativa foi realizada com o objetivo de finalizar as ações dentro do programa de incentivo à leitura lançado no início do ano Secretaria de Educação (Seduc). Aberto a comunidade, os presentes puderam ver de perto os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores.
Os docentes decidiram de forma conjunta qual dos livros distribuídos pela maleta do Página a Página seriam trabalhados por cada segmento. Uma vez definido, promoveram a leitura das obras literárias e, com base na história abordada por cada uma, desenvolveram as ações com os alunos. Desta forma, foram elaborados cartazes, apresentações de dança e musicais, além da confecção de livros produzidos pelos estudantes.
As turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, escolheram trabalhar com o livro Dionéia e a Abelha. Com isso, cada sala abordou um aspecto específico sobre o inseto personagem da obra literária: do que se alimentam, onde vivem, como funciona a produção de mel, entre outros fatores. O resultado final foi um mural formado por todos estes detalhes e elementos.
A igualdade racial foi abordada pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Com base na obra biográfica sobre Martin Luther King, os estudantes promoveram a confecção de cartazes. O grupo ainda realizou a apresentação musical e de peça teatral alusiva a história de um dos principais líderes mundiais, defendendo o movimento dos direitos civis nos Estados Unidos em 1955.
Já as salas de 2º e 4º anos do Ensino Fundamental escolheram livros que abordam questões sobre a cultura africana. No 2º, por exemplo, a obra literária “África que Você Fala” serviu de base para a elaboração das apresentações artísticas e confecção de maquetes e cartazes. Já os 4º anos trabalharam com base na história de “O Jongo” produzindo a boneca abayomi, mapas do continente e desenho dos países que o compõe.
Para a assistente técnico pedagógico (ATP) da EM Carlos Roberto Dias, Gisele dos Santos Henrique Moraes, a Mostra Página a Página foi fundamental para os alunos explorarem diferentes manifestações artísticas. “Pois todas são formas de se aprender. E eles demonstraram isso. Não ficaram apenas na leitura do livro e colocaram esse aprendizado em prática ao elaborar cada uma das propostas apresentadas”.
Segundo Gisele dos Santos, além do fomento à leitura, a Mostra Página a Página promoveu um movimento diferente para os alunos. “Eles puderam apresentar os trabalhos desenvolvidos para os pais e familiares. Além disso, temos relatos de responsáveis que leram os livros após as crianças começarem a comentar sobre a história em casa. Outros que passaram a fazer um momento de leitura em família”.
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