Brasão de Praia Grande  

domingo
5 de fevereiro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: FELIPE FRANÇA
 
Mostra Página a Página mobiliza a EM Carlos Roberto Dias
Alunos promoveram confecção de cartazes, apresentação teatral e musical
4/10/2022 | Daniel Elias, MTB: 59.233
  Compartilhar no Whatsapp
Na última sexta-feira (30), a EM Carlos Roberto Dias, no Bairro Boqueirão, promoveu a Mostra Página a Página. A iniciativa foi realizada com o objetivo de finalizar as ações dentro do programa de incentivo à leitura lançado no início do ano Secretaria de Educação (Seduc). Aberto a comunidade, os presentes puderam ver de perto os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores.

Os docentes decidiram de forma conjunta qual dos livros distribuídos pela maleta do Página a Página seriam trabalhados por cada segmento. Uma vez definido, promoveram a leitura das obras literárias e, com base na história abordada por cada uma, desenvolveram as ações com os alunos. Desta forma, foram elaborados cartazes, apresentações de dança e musicais, além da confecção de livros produzidos pelos estudantes.

As turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, escolheram trabalhar com o livro Dionéia e a Abelha. Com isso, cada sala abordou um aspecto específico sobre o inseto personagem da obra literária: do que se alimentam, onde vivem, como funciona a produção de mel, entre outros fatores. O resultado final foi um mural formado por todos estes detalhes e elementos.

A igualdade racial foi abordada pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Com base na obra biográfica sobre Martin Luther King, os estudantes promoveram a confecção de cartazes. O grupo ainda realizou a apresentação musical e de peça teatral alusiva a história de um dos principais líderes mundiais, defendendo o movimento dos direitos civis nos Estados Unidos em 1955.

Já as salas de 2º e 4º anos do Ensino Fundamental escolheram livros que abordam questões sobre a cultura africana. No 2º, por exemplo, a obra literária “África que Você Fala” serviu de base para a elaboração das apresentações artísticas e confecção de maquetes e cartazes. Já os 4º anos trabalharam com base na história de “O Jongo” produzindo a boneca abayomi, mapas do continente e desenho dos países que o compõe.

Para a assistente técnico pedagógico (ATP) da EM Carlos Roberto Dias, Gisele dos Santos Henrique Moraes, a Mostra Página a Página foi fundamental para os alunos explorarem diferentes manifestações artísticas. “Pois todas são formas de se aprender. E eles demonstraram isso. Não ficaram apenas na leitura do livro e colocaram esse aprendizado em prática ao elaborar cada uma das propostas apresentadas”.

Segundo Gisele dos Santos, além do fomento à leitura, a Mostra Página a Página promoveu um movimento diferente para os alunos. “Eles puderam apresentar os trabalhos desenvolvidos para os pais e familiares. Além disso, temos relatos de responsáveis que leram os livros após as crianças começarem a comentar sobre a história em casa. Outros que passaram a fazer um momento de leitura em família”.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias