Brasão de Praia Grande  

terça-feira
31 de janeiro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: FELIPE FRANÇA
 
Página a Página: EM Mahatma Gandhi promove ação com comunidade
Programa de incentivo à leitura tem movimentado escolas municipais de Praia Grande
6/10/2022 | Daniel Elias, MTB: 59.233
  Compartilhar no Whatsapp
O programa de incentivo à leitura Página a Página tem movimentado as escolas municipais de Praia Grande. Uma a uma, as unidades de ensino têm se mobilizado e compartilhado com a comunidade o que foi trabalhado na sala de aula. A EM Mahatma Gandhi, no Bairro Melvi, também promoveu ação com apresentações musicais, de teatro e exposição dos trabalhos elaborados com participação da comunidade.

A atividade na escola ocorreu na última terça-feira (4) e mobilizou todas as turmas nos períodos da manhã, tarde e intermediário. O evento que fechou as ações do Página a Página recebeu o nome de EM Mahatma Gandhi pela Paz Mundial. A iniciativa marcou também as homenagens ao patrono da unidade, líder pacifista indiano e principal personalidade da independência da Índia, nascido em 02 de outubro de 1869.

Uma das diversas ações promovidas foi a encenação teatral com base no livro Torre de Babel trabalhado com alunos do 1º ano do Fundamental. Em outro momento, os estudantes do 2º ano fizeram a apresentação da música Aquarela, de Toquinho. “Cada segmento de ensino destacou um dos livros recebidos pelo Página a Página. A Mostra faz o fechamento desse trabalho desenvolvido”, destacou a assistente técnico pedagógico (ATP), Vanessa Mandaj Alvares.

Algumas ações promovidas tiveram a parceria com outros setores da Administração Municipal. Caso da participação técnica judô Danusa Shira, que atua na Secretaria de Esportes e Lazer (Seel). Ela conversou com alunos, familiares e a comunidade sobre a rotina de um atleta de alto rendimento. A iniciativa surgiu após a leitura do livro “Maluquinho por Esporte”, de Ziraldo.

União - Os trabalhos desenvolvidos pelos professores em sala de aula contaram com apoio significativo. A auxiliar de biblioteca, Fernanda dos Santos da Silva Valinho, responsável pela sala de leitura da EM Mahatma Gandhi, realizou ação com base no livro lido pelos alunos. Com auxílio dela e participação de todas as educadoras do 2º ano do Fundamental foi construída atividade com envolvimento de todas as turmas deste segmento.

Por meio das ações propostas e baseado nas obras literárias “Lúcio e Os Livros” e “Cada um No Seu Lugar”, os estudantes aprenderam algumas curiosidades. Com o primeiro como referência, sob a orientação de Fernanda dos Santos, os alunos confeccionaram um lapbook gigante compartilhando curiosidades da história em quadrinho que permeia o enredo livro.

Com “Cada um No Seu Lugar” os estudantes descobriram como surgiu o primeiro papel e como era feita a produção do material. Os pequenos ainda demonstraram, de modo prático, a forma correta de se organizar e localizar um livro na estante, por meio do nome do escritor da obra. “Foi muito gratificante pois contamos com a participação de todos. Inclusive dos educadores de apoio que atuam na unidade que contribuíram para o resultado positivo”, afirmou a auxiliar de biblioteca.

Incentivo à leitura – Por meio do programa Página a Página lançado no início do ano, a Secretaria de Educação (Seduc) promoveu a distribuição de maleta para alunos do Infantil I e II, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por intermédio dela, os estudantes receberam obras literárias que foram trabalhadas dentro e fora da sala de aula.

Com o material em mãos, os professores desenvolveram ações ao longo do ano. O Página a Página tem como objetivo, além de despertar o interesse pela leitura, ampliar o vocabulário dos alunos, propor a participação da família na vida escolar dos estudantes e possibilitar o compartilhamento e a vivência de emoções. Somado a tudo isso, também promove a integração com produto final, estimulando a formação crítica.

Nas maletas de Educação Infantil, os alunos receberam cinco títulos. Os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental ganharam quatro livros. Já os da Complementação Educacional têm cinco, enquanto os matriculados nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) obtiveram um volume por semestre para ser trabalhado. Os exemplares foram diferentes de acordo com nível e atendendo à diversidade de cada segmento, para ser trabalhado junto com os docentes.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias