EM João Gonçalves transforma história de livro em programa de TV

Apresentação baseada na história de Maha Mamo marcou fechamento do Página a Página

Por Daniel Elias | 7/10/2022

Foto Indisponivel

O anfiteatro da EM João Gonçalves, no Bairro Aviação, virou palco do programa fictício televisivo Encontro com Você. Entre os entrevistados caracterizados, a ativista de direitos humanos Maha Mamo, que compartilhou com os presentes um pouco da própria história de vida. A encenação da atração matinal marcou a apresentação dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental como fechamento do programa Página a Página.

A proposta pedagógica teve como base o livro autobiográfico de Maha Mamo. A obra literária foi distribuída pela Secretaria de Educação (Seduc) para os alunos dos 8º anos de todas as escolas da rede municipal por meio do Página a Página. Com base na história da ativista, as professoras de língua portuguesa Élide Mourad, Evelyn Madeira e Rosmarri Ferri provocaram os jovens e o que resultou no quadro do programa de TV.

Os jovens fizeram a leitura do livro e debateram o conteúdo em sala de aula. Além da apresentação final, produziram trabalhos que ficaram expostos nos corredores da unidade. No anfiteatro, toda a encenação esteve sob responsabilidade dos estudantes. Eles tiveram como inspiração os programas televisivos no formato talk-show, aos moldes do Encontro, comandado atualmente por Patrícia Poeta e Manoel Soares.

No papel de apresentadora do programa de TV, a aluna Lorena Gazarola Pereira da Cruz, 15 anos, ficou responsável em comandar o espetáculo. Por meio do programa Página a Página, a jovem teve a oportunidade de conhecer o mesmo livro que a sua mãe já tinha lido em outro momento. “Sempre gostei de ler e o programa fez com que isso crescesse. Ainda mais com histórias como da Maha Mamo, que serve de exemplo para nós mulheres”.

Segundo a aluna, o Página a Página proporcionou uma situação inusitada que viveu com a sua irmã. “Ela tinha chegado de viagem e começou a me contar sobre algumas coisas que viu. Conforme falava eu fazia o link com um dos livros que li por conta do programa, pois eles retratavam justamente aquilo. Então mostra que a leitura nos ensina e nos transporta para diferentes lugares”, destacou.

Na pele - Principal atração do talk-show, a aluna Ana Julia Rodrigues Pagane, 14 anos, deu vida a homenageada Maha Mamo. Para a jovem, foi gratificante viver a personagem central de todo o processo de aprendizado proporcionado por meio do livro. “Ela é um exemplo de vida, pois conseguiu concretizar seu sonho que era de ter uma pátria, um documento que a representa. Com certeza serve de lição para nós”.

Além da participação da personagem principal, os alunos ainda fizeram a apresentação musical da música Maria, Maria, do cantor Milton Nascimento. Os jovens ainda fizeram a leitura de um texto que traziam particularidades da história de Maha Mamo. Para fechar o programa com chave de ouro, a própria homenageada mandou um vídeo agradecendo aos estudantes por todo trabalho e carinho apresentado.

Incentivo à leitura – Por meio do programa Página a Página lançado no início do ano, a Secretaria de Educação (Seduc) promoveu a distribuição de maleta para alunos do Infantil I e II, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por intermédio dela, os estudantes receberam obras literárias que foram trabalhadas dentro e fora da sala de aula.

Com o material em mãos, os professores desenvolveram ações ao longo do ano. O Página a Página tem como objetivo, além de despertar o interesse pela leitura, ampliar o vocabulário dos alunos, propor a participação da família na vida escolar dos estudantes e possibilitar o compartilhamento e a vivência de emoções. Somado a tudo isso, também promove a integração com produto final, estimulando a formação crítica.

Nas maletas de Educação Infantil, os alunos receberam cinco títulos. Os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental ganharam quatro livros. Já os da Complementação Educacional têm cinco, enquanto os matriculados nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) obtiveram um volume por semestre para ser trabalhado. Os exemplares foram diferentes de acordo com nível e atendendo à diversidade de cada segmento, para ser trabalhado junto com os docentes.