Brasão de Praia Grande  

terça-feira
31 de janeiro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Alunos fazem visitantes viajar em história do livro O Homem Ilustrado
Proposta foi trabalhada pelas turmas do 9º ano da EM Lions Clube, no Bairro Ocian
14/10/2022 | Daniel Elias, MTB: 59.233
  Compartilhar no Whatsapp
Os alunos do 9º ano da EM Lions Clube, no Bairro Ocian, proporcionaram uma experiência imersiva aos demais colegas e visitantes da escola. Com base em um dos capítulos do livro O Homem Ilustrado, os alunos transformaram a sala de aula numa cápsula onde os participantes eram submersos na história apresentada. A iniciativa faz parte das atividades alusivas à Mostra do Página a Página produzida pela unidade.

Para promover a ação, os alunos escolheram um dos capítulos do livro, nomeado Calendoscópio. O texto retrata um acidente com uma nave espacial, onde os tripulantes ficam perdidos no espaço onde desenrola toda a trama. Com objetivo de transportar os visitantes para esse ambiente, os estudantes forraram toda a sala com tecido preto. Neste colaram estrelas e demais elementos que brilham no escuro.

Ao adentrar na capsula visitante é convidado a deitar em um dos colchonetes. Os estudantes promovem uma introdução do que ocorrerá a partir daí. As luzes se apagam e, por meio de gravação, os alunos começam a compartilhar com os participantes a história do capítulo escolhido. Ao desenrolar da trama, luzes são acesas no teto e ruídos sonoros emitidos para que o espectador se sinta como um dos personagens.

Todo o processo de construção do espaço imersivo foi preparado pelos jovens. Cada turma do 9º ano ficou responsável por uma parte. A aluna Ana Rafaela Vieira de Souza, 15 anos, esteve os estudantes envolvidos na proposta. “Foi bem diferente. Não tinha participado ainda de algo que saísse dos livros para a realidade. Tivemos a possiblidade de nos colocar na posição dos personagens”, destacou.

O trabalho foi realizado com coordenação do professor de língua portuguesa Luiz Eduardo Santos Pereira. Segundo o educador a proposta despertou o protagonismo dos alunos. “Uma forma de aproximar, de maneira lúdica, o livro do leitor. Inclusive, teve um aluno que comentou que se sentia mais dentro da história depois de vivenciar essa proposta”, enfatizou.

Incentivo à leitura – A proposta imersiva teve como base um dos livros distribuídos para alunos do 9º ano, pelo programa Página a Página. Lançada pela Secretaria de Educação (Seduc) no início do ano, a iniciativa distribuiu maleta para alunos do Infantil I e II, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Complementação Educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por intermédio dela, os estudantes receberam livros que foram trabalhados dentro e fora da sala de aula.

Com o material em mãos, os professores desenvolveram ações ao longo do ano. O Página a Página tem como objetivo, além de despertar o interesse pela leitura, ampliar o vocabulário dos alunos, propor a participação da família na vida escolar dos estudantes e possibilitar o compartilhamento e a vivência de emoções. Somado a tudo isso, também promove a integração com produto final, estimulando a formação crítica.

Nas maletas de Educação Infantil, os alunos receberam cinco títulos. Os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental ganharam quatro livros. Já os da Complementação Educacional têm cinco, enquanto os matriculados nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) obtiveram um volume por semestre para ser trabalhado. Os exemplares foram diferentes de acordo com nível e atendendo à diversidade de cada segmento, para ser trabalhado junto com os docentes.







página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias