Brasão de Praia Grande  

domingo
5 de fevereiro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: AMAURI PINILHA
 
I Mostra Geek desperta protagonismo em alunos de escola do Ribeirópolis
Evento mobilizou toda a comunidade da EM Domingos Soares de Oliveira
18/10/2022 | Daniel Elias, MTB: 59.233
  Compartilhar no Whatsapp
Trazer o mundo dos jovens para dentro da sala de aula. Foi desta forma que a EM Domingos Soares de Oliveira, no Bairro Ribeirópolis, tornou os alunos do Ensino Fundamental protagonistas ao realizar sua I Mostra Geek. A atividade mobilizou toda a unidade que ficou tomada por personagens de games, como Super Mário, da série Stranger Things e histórias em quadrinhos, como Turma da Mônica, além de mangas e animes.

A proposta faz parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade e foi comandado pelos professores de geografia Aldrea Luciana de Souza e de matemática Anderson Souza Santos. A atividade aconteceu na sexta-feira (14), nos três períodos da unidade manhã, intermediário e tarde, com a participação maciça dos alunos. A Mostra Geek com o fechamento de um trabalho iniciado com os estudantes em agosto deste ano.

O projeto teve como objetivo proporcionar aos alunos um aprendizado significativo, auxiliando-os na percepção de outras culturas ao passo que amplia e atualiza o conhecimento. Somado a isso, buscou também valorizar a interação e socialização por meio de diferentes práticas. Desta forma, possibilitou o entendimento do processo de globalização.

Durante o evento, os alunos puderam ver de perto os desenhos e maquetes produzidos com base na temática da Mostra. As obras apresentadas concorriam ao Concurso que definiu os vencedores por meio de votação por parte dos visitantes. No pátio, os jovens puderam participar de jogos de RPG, de videogame, damas e tabuleiros. Além do cantinho da leitura repleto de livros e mangás.

A I Mostra Geek contou ainda com apresentações de dança com base em coreografias de grupos K-Pops e desfiles de cosplays e fantasias. “Nossos alunos têm o viés artístico bem forte. Muitos aqui gostam de desenhar e fazem isso com qualidade. Foi então que buscamos juntar essa aptidão, e outras que eles têm, com a possibilidade de eles compartilharem sobre algo que gostam “, explicou Aldrea Luciana.

Resgate – De acordo com a professora de geografia, a ideia da Mostra Geek surgiu primeiramente em 2019, para ser colocada em prática no seguinte. Entretanto, por conta da pandemia, o projeto foi trabalhado de outra forma. “Sempre que falamos de globalização, eles querem falar sobre temáticas que gostam. Ainda juntamos a isso, ideias de não ao racismo, a xenofobia e resultou no dia de hoje”.

Além dos trabalhos apresentados na Mostra Geek, os alunos participaram de um processo de gamificação. Com base nos elementos de interesses dos jovens, o professor de matemática Anderson Souza Santos elaborou passaporte que servia para marcar os pontos alcançados pelos estudantes ao cumprirem as tarefas estabelecidas. Ao final, o desempenho foi contabilizado para premiar as equipes com maior engajamento.

Entre as tarefas a serem cumpridas pelos estudantes estava a doação de mangás e gibis. Ao final, a atividade contabilizou mais de cem exemplares coletados. “A Mostra Geek permitiu que eles compartilhassem com os colegas os seus gostos e paixões. Tornando assim, protagonistas das suas ações ao trazer para sala de aula esse conhecimento que é diferente do que demonstram no dia a dia escolar”, destacou Santos.

Para a assistente técnico pedagógico (ATP) da EM Domingos Soares de Oliveira, Suze Almeida Oliveira Menezes, o envolvimento dos alunos na I Mostra Geek trouxe outros resultados no comportamento deles na unidade escolar. “Percebemos uma participação maior dos estudantes, mesmo em outras disciplinas. Acabou passando para eles o sentimento de pertencimento pois se veem nos trabalhos apresentados”.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias