Escola do Bairro Tupi aborda com famílias importância de evitar faltas dos alunos

Atividade da Coordenadoria de Ação Comunitária ocorreu na EM Vila Tupiry

Por Daniel Elias | 20/10/2022

Orientar e conscientizar os responsáveis pelos alunos da Educação Infantil e 1º ano do Fundamental sobre a necessidade da frequência regular nas aulas desde os primeiros segmentos de ensino. Essa foi a finalidade do bate-papo que ocorreu nesta quarta-feira (19), na EM Vila Tupiry, no Bairro Tupi. O encontro ficou sob o comando da Coordenadoria de Ação Comunitária e teve a participação de mais de 200 pais e familiares.

Foram realizadas duas reuniões na EM Vila Tupiry, sendo a primeira logo na entrada dos alunos do período da manhã e a segunda ao término das aulas na parte da tarde. A equipe técnica da unidade escolar escolheu estes momentos para facilitar a participação dos familiares. Ambos os encontros ficaram sob a responsabilidade da assistente social, Gardilhane Druzian de Castro.

O bate-papo teve como finalidade conscientizar os familiares sobre o impacto que as faltas esporádicas podem causar no aprendizado das crianças. Para iniciar o assunto, a assistente social explicou que desde 2013, por conta da Lei Federal n° 12.796, a matrícula e frequência escolar se torna obrigatória a partir das turmas de educação infantil, antigo maternal e jardim.

Gardilhane Druzian apontou de que forma as faltas esporádicas podem atrapalhar o aprendizado, bem como, a formação dos alunos. Um ponto diz respeito a defasagem de conteúdo. Quando a criança falta perde o conteúdo trabalhado no dia. Uma vez que a ausência se repetir com certa frequência, a lacuna no conhecimento se torna maior. Com isso, a evolução da turma passa a ser mais lenta pela necessidade de o educador repor o conteúdo ao aluno faltante.

Segundo a assistente social também foram realizados outros dois encontros na EM Juliana Arias Rodrigues de Oliveira, no Bairro Tupiry, sobre a mesma temática. “É importante ver a participação da família nas escolas. A falta pode parecer algo simples de início, mas traz algumas consequências. Percebemos que muitos têm esse entendimento. Esse bate-papo funciona como um reforço”.