Bairro Vila Sônia receberá importante obra viária no trecho conhecido como ’Calipal’

Local terá duplicação de faixas e transposição de ciclovia, garantindo mais segurança viária

Por Jaqueline de Marco | 21/10/2022

O trecho conhecido popularmente como Calipal (Eucaliptal), que contempla as Ruas Sérgio Gregório e João Roberto Correia, no Bairro Vila Sônia, será reurbanizado a partir dos próximos dias. As ações, que serão coordenadas pela Secretaria de Obras Públicas de Praia Grande (Seop), têm previsão de término total de 24 meses e contemplarão trecho de aproximadamente 2 quilômetros com a duplicação das faixas de rolamento, transposição da ciclovia do local, além de colocação de piso intertravado nas calçadas. A primeira fase, que inclui melhorias no sistema de drenagem das vias citadas e dos arredores, deve seguir até o final do mês de dezembro.

Atualmente, toda a extensão das vias conta com duas faixas de rolamento, porém, com as obras, o local passará a contar com quatro faixas exclusivas para automóveis, que serão separadas pela ciclovia que ficará no centro da via.

As calçadas no local receberão piso intertravado, no mesmo padrão das executadas na Avenida Presidente Kennedy, além de adequação de acessibilidade para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. A sinalização viária no trecho também será revitalizada e os cruzamentos devem ganhar faixas para travessia de pedestres elevadas.

E além das melhorias nas vias que comtemplam o Calipal, a obra ainda beneficiará trechos das Ruas Sérgio Gregório, João Roberto Correia, Josefina Bahkita, Pedro Gonçalves dos Santos, Arnaldo Pereira, Ali Hussein Daychoum, Silvia Dias, José Eduardo dos Santos e Rua 9, especialmente no sistema de drenagem municipal.

Somando as demais áreas contempladas, serão no total 4.225,43 metros de extensão de ruas atendidas com as melhorias.