Por Ana Gabriela Salu
Os membros do Conselho de Segurança Sul (Conseg Sul) fizeram uma visita nesta terça (25) ao Centro Integrado de Controle e Operações Especiais (Cicoe) e à Ouvidoria. Os membros do Conseg Sul participaram de uma explicação elaborada pela Guarda Civil Municipal que mostrou aos munícipes participantes como funciona o monitoramento, os bancos de dados disponibilizados pelo Estado de SP e do Ministério da Justiça e as ações da Guarda.
Já a visita à Ouvidoria foi para mostrar como o trabalho é desenvolvido e como as pessoas podem tirar melhor proveito dele, por exemplo, sabendo que existe uma Ouvidoria específica para serviços de Saúde, outro para troca de lâmpadas da iluminação pública e até mesmo para atendimentos relacionados ao trânsito.
O presidente do Conseg Sul, Carlos Affonso Costa, elogiou o serviço da Ouvidoria e do Cicoe. “Fico muito satisfeito com o trabalho que tenho observado da Ouvidoria e também com a recepção que tivemos no Cicoe. Os trabalhos desses órgãos têm sido muito bons e como presidente do Conseg tenho buscado parcerias e tido muitos resultados. Estou feliz também com a junção de ideias que temos no Conselho e com as conquistas que estamos obtendo”.
O Conseg Sul abrange os bairros do Maracanã até Solemar e atualmente já possui mais de 400 famílias que participam do programa “Vizinhança Solidária” que tem por objetivo fazer com os próprios moradores sejam agentes de monitoramento de suas ruas, possibilitando, dessa forma, ao notar algo atípico entrar em contato com a Polícia.
O responsável pela Ouvidoria, Sérgio Amaro, destacou como é fundamental que as pessoas conheçam o trabalho realizado por ele e pela equipe. “A ouvidoria é uma linha direta com o cidadão da Cidade para que ele possa ter um serviço de qualidade. É através desse canal que nós vemos as demandas e criamos políticas públicas para que a população tenha um atendimento de excelência. Fico muito feliz de poder falar para o pessoal do Conseg Sul sobre os nossos serviços porque agora eles entendem melhor como tudo funciona e podem propagar esse conhecimento”.
Além disso, serviços como Portal da Transparência também foram parte da pauta da visita do Conseg Sul. A responsável por falar sobre o assunto foi a diretora do Departamento de Assuntos de Transparência, Juliana Maria Gomes da Silva Samuel. Para ela, é importante que a população se aproxime e entenda tudo que a Prefeitura tem a oferecer. “É de suma importância aproximar a sociedade da Administração Pública, e canais de Comunicação como a Ouvidoria Municipal, e o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) são ferramentas indispensáveis para a concretização deste fim.
Promover acesso aos mais diversos serviços disponibilizados ao cidadão, através de orientações e exposição quanto as formas já disponibilizadas pela Administração Pública, garantem a agilidade no atendimento. Visitas como a realizada no dia de hoje propiciam uma experiência pessoal única, tirando a visão abstrata do cidadão quanto aos serviços disponibilizados, além de estreitar laços de entendimento e cooperação entre a administração e a sociedade”.
|