Dois anos depois de suspensas por causa da pandemia, as Mostras Culturais das unidades dos PIC e Cafes estão de volta ao palco do Palácio das Artes. Na segunda-feira (21), foi a vez do Cafe Sérgio Mainente se apresentar. Foram sete atrações diferentes no palco, que encantaram os convidados. O tema foi: Um Conto de Natal.
A apresentação contou a história de Luiza, uma jovem que deixou de acreditar no Natal durante a pandemia. Soldadinhos de chumbo, duendes e outros personagens natalinos se apresentaram na tentativa de convencer a menina. Ao final, Papai Noel chegou para encerrar a festa e reforçar na personagem da garota a crença na magia do Natal.
As apresentações foram realizadas pelos alunos das aulas de jazz, dança do ventre, balé, violão, dança de rua e outras modalidades que, juntas, somam mais de 200 alunos envolvidos. Tudo acompanhado de perto pelos pais.
Uma das que estavam com o celular a postos, registrando tudo era a mãe da pequena Laura, de 7 anos, a moradora do Ribeirópolis, Letícia dos Santos Rezende. “É emocionante ver a evolução da minha filha. Acompanho ela sempre nas aulas e hoje no palco ela brilhou. Estou muito feliz”.
A moradora do Bairro Tupi, Donata Tosti do Nascimento, foi assistir à apresentação de violão do filho Rafael, de 13 anos. “Cheguei na Cidade no ano em que começou a pandemia e esta é a primeira vez em que vejo meu filho se apresentar. É muito gratificante esta experiência”.
De acordo com a diretora do Cafe, Maria Cleusa Mesquita, a ideia inicial do tema é resgatar o espirito natalino nas pessoas, após um período tão conturbado como foi a pandemia. “Muita gente precisou se distanciar de pessoas queridas nas festas de final de ano. Nós queríamos resgatar essa união, lembrar o quanto é gostoso repartir momentos com quem gostamos”.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, prestigiou a apresentação e destacou o papel das unidades na vida da população da Cidade. “Digo sempre que é um equipamento de inclusão social, onde jovens e adultos podem desenvolver seus talentos individuais. Foi muito lindo, emocionante, estava com saudades dessa energia”.
Serviço – Os PICs e Cafes foram criados pela Secretaria de Assistência Social (Seas) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS) e têm como principal objetivo ser um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar. Centenas de pessoas já mudaram de vida com as aulas de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas para todas as idades. Atualmente, são sete unidades instaladas no Município.
|