De mãe, de amigo, de irmão ou romântico, o amor é um sentimento capaz de unir pessoas e trazer à tona as mais emocionantes memórias que o ser humano pode ter. Falando destas e de outras formas deste sentimento, o PIC Real realizou a Mostra Cultural da unidade na quarta-feira (23), no Palácio das Artes. O evento reuniu mais de 100 alunos distribuídos em 14 apresentações.
No início, destaque para o amor de amigo. Uma apresentação de fotos lembrou do ex-funcionário da unidade, Ícaro Batista Cardoso, falecido no ano passado. Crianças e adultos da unidade utilizaram as várias formas de amor para ilustrar suas apresentações de dança cigana, caratê, balé, e muitas outras.
Foi o amor de irmã que levou a jovem Ana Vitória Ferreira dos Santos, de 16 anos, ao PDA. Ana era aluna do PIC Real e já se apresentou no palco do teatro algumas vezes, porém desta, foi para prestigiar as irmãs de 11 e 19 anos, que participam do caratê. “Já participei de mostra cultural e hoje estou aqui só curtindo. É uma experiência muito legal, sei da sensação de ansiedade que eles estão passando, mas aqui é mais tranquilo, é só assistir”.
O amor romântico levou o aposentado, Linhares Leonel, de 62 anos, para assistir a esposa, Carmem, de 55 anos, que se apresentou com a turma da zumba. “Essa é a terceira vez que venho assisti-la. Achei uma delícia curtir esse momento”.
De acordo com a diretora da unidade, Adriana Lucas, a ideia do tema da mostra foi promover uma reflexão no público para ressaltar a importância deste sentimento, especialmente em um período pós-pandemia. “Nos afastamos de muita gente que gostamos neste período e sentimos muita falta. Precisamos valorizar todo tipo de amor, isso é muito importante para nosso bem-estar”.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, participou do evento e disse ter gostado muito das apresentações. “Todas muito bonitas, a comunidade do Bairro Real participou ativamente do espetáculo, foi maravilhoso”.
Serviço – Os PICs e Cafes foram criados pela Secretaria de Assistência Social (Seas) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS) e têm como principal objetivo ser um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar. Centenas de pessoas já mudaram de vida com as aulas de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas para todas as idades. Atualmente, são sete unidades instaladas no Município.
|