Dar a volta ao mundo foi o tema proposto pelo PIC Sítio do Campo para sua Mostra Cultural, realizada na sexta-feira (25) no Palácio das Artes. Cerca de 120 pessoas, incluindo alunos e funcionários, se empenharam em mostrar um pouco de cada uma das culturas dos diferentes países exibidos no evento.
Dentre as diversas apresentações, as crianças do balé homenagearam a Itália, com figurinos inspirados nas camponesas, tradicionais naquele país, ao som de tarantela chamaram a atenção e animaram o público.
A Índia foi homenageada pelas alunas da dança do ventre, com figurinos coloridos e danças animadas. O continente africano foi homenageado com base na cultura de Moçambique. A coreografia inspirada em guerreiros chamou atenção também pelos figurinos, com acessórios de luta como as grandes lanças usadas pelos bailarinos.
Os praticantes do Tai chi chuan representaram a China e suas técnicas milenares de concentração e precisão de movimentos. A América do Sul foi representada na performance do tango Argentino.
De acordo com o diretor do PIC, Fábio Tonini, o tema foi trabalhado de maneira a apresentar as culturas internacionais com toque de brasilidade. “O Brasil recebe público de todos os países, somos um povo miscigenado e com capacidade de reproduzir culturas internacionais sem esquecer do que somos”.
O secretário de Assistência Social de Praia Grande, José Carlos de Souza, destacou a presença dos pais na apresentação. “Muitos trabalharam o dia inteiro, tiveram que se dedicar para estar aqui, vocês não devem pensar que estão gastando tempo. Estão investindo nestas crianças que estão tendo acesso à cultura, esporte e educação nas nossas unidades”.
Serviço – Os PICs e Cafes foram criados pela Secretaria de Assistência Social (Seas) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS) e têm como principal objetivo ser um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar. Centenas de pessoas já mudaram de vida com as aulas de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas para todas as idades. Atualmente, são sete unidades instaladas no Município.
|