Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
29 de março de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Condema se reúne e discute erosão costeira
Apresentação dos dados foi feita pela Doutora Celia Regina de Gouveia do SIMA/SP
2/12/2022
  Compartilhar no Whatsapp
O Conselho de Meio Ambiente (Condema) se reuniu de forma online nesta quinta (01) e contou com a presença da professora, pesquisadora e doutora Celia Regina de Gouveia Souza do Instituto de Pesquisas Ambientais-SIMA/SP que apresentou o estudo realizado sobre erosão costeira nas praias do litoral.

No encontro, a doutora explicou os motivos pelos quais a erosão costeira pode ser causada, são elas: as ressacas da maré, a maré alta anômala e os conjugados (eventos naturais extremos com chuvas, ventos e marés altas).

As praias também podem sofrer dois tipos de erosão: a aguda e a crônica. A aguda acontece em decorrência de ressacas e eventos conjugados e são pontuais. Já a crônica acontece quando a praia perde mais areia do que ganha e evolui de forma progressiva, podendo afetar uma praia em toda a sua extensão ou apenas parte dela.

Os estudos realizados pela doutora Celia Regina acontecem desde 1992 e tem atualização a cada 5 anos. Além do conhecimento e registros das informações, um dos principais objetivos da pesquisa é que o poder público possa tomar providências para a preservação das praias. Segundo esses dados, a partir do final dos anos 90 houve uma elevação do número de ressacas e de eventos conjugados, associados a mudanças climáticas.

Em relação a Praia Grande, a professora apresentou fotos da pesquisa mostrando que as praias ao Sul da Cidade (Solemar a Mirim) sofrem mais erosão costeira do que outras. Da Ocian ao Boqueirão temos praias mais preservadas e no Forte ela volta a ter mais problemas com a perda de areia. Para definir isso, a pesquisadora utilizou onze critérios de classificação e avaliação.

Segundo a pesquisadora, o que ajuda a Praia Grande a não sofrer mais com erosão das praias é o fato da geografia costeira ajudar que areias trazidas de outras praias (desde Ilha Comprida) se depositem nas praias da Cidade.

As reuniões do Condema são abertas ao público e ocorrem toda última quarta-feira de cada mês. Mais informações podem ser obtidas direto no telefone da Secretaria de Meio Ambiente (13) 3496-5731.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias