Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
29 de março de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Plano Regional de Mobilidade e Logística é apresentado à população em audiência pública
Objetivo do plano é criar soluções para problemas do tema para os próximos 20 anos
8/12/2022 | Jaqueline de Marco, MTB: 52.981
  Compartilhar no Whatsapp
Foi realizada na manhã desta quinta-feira (8) audiência pública de apresentação para população do Plano Regional de Mobilidade e Logística da Baixada Santista (PRMSL-BS). A ação está sendo coordenada pela Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), viabilizada por meio de um financiamento do Programa EUROCLIMA+, da União Europeia, com apoio das prefeituras da Região, como a de Praia Grande. O evento reuniu diversas autoridades do tema, como coordenador da Câmara Temática de Mobilidade e Logística da Agem e secretário de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, representando também a prefeita Raquel Chini.

O objetivo do plano regional é criar soluções para os problemas de mobilidade da Baixada Santista para os próximos 20 anos, envolvendo diversos aspectos, como transporte coletivo; infraestrutura rodoviária, hidroviária e ferroviária; integração regional; mobilidade a pé e por bicicletas, desigualdades socioespaciais; questões de gênero e raça; sustentabilidade e gestão pública.

O processo contou com 6 módulos durante sua elaboração. O primeiro chamado de “Planejamento” contou com a definição do plano de trabalho, coleta de dados iniciais, avaliação da mobilidade pós-covid-19, mapeamento dos atores interessados e elaboração do plano de Comunicação. O segundo módulo, “Diagnóstico”, teve coleta e análise de dados socioeconômicos, demográficos, institucionais e regulamentares, de infraestrutura e oferta de transporte, demanda por mobilidade e emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).

Na sequência, o módulo 3, “Prognóstico”, com definição da visão e objetivos estratégicos para os próximos 20 anos, elaboração de cenários de mobilidade para o curto, médio e longo prazos, modelagem, análise e comparação dos cenários. O quarto módulo, “Plano de Ação e Financiamento”, contou com a elaboração das medidas para a melhoria da mobilidade e da acessibilidade com avaliação de prioridades, estimativas de custo, financiamentos disponíveis, cronograma de implementação e plano de ação.

Já nos módulos 5 e 6, “Participação e Implementação”, está sendo realizada a gestão de processo de comunicação e participação social com atores institucionais e cidadãos através da organização de fóruns, oficinas, estratégias de capacitação e audiências públicas, como a realizada nesta quinta-feira (8).

Dentre os trabalhos previstos no plano de ação, dentro do PRMSL-BS, está o Programa Eixo de Mobilidade Sul, com a implantação de um novo sistema viário eixo de mobilidade sul, que consiste na implantação de um novo sistema viário de circulação para o Litoral Sul, apoiado em vias existentes e na faixa ocupada pela via férrea desativada entre Santos e Juquiá. O programa abrangeria os municípios de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, com uma extensão total de praticamente 69 km.

Além disso, o Plano conta ainda com temas transversais (relacionados à mobilidade, ainda que indiretamente) onde se prevê a implantação do Programa de Apoio ao Fortalecimento Institucional para Gestão de Mobilidade dos Municípios da Baixada Santista que terá dentre os objetivos a mobilidade sem desigualdades, segura, saudável, integrada, viário e com Governança Integrada.

Após a audiência, os próximos passos vãos incluir, ainda neste mês de dezembro, a finalização do relatório de custos, do programa de implementação e relatório da Síntese no Modelo MobiliseYourCity. Já em fevereiro, está prevista a realização do 2º Fórum Metropolitano e Cerimônia de Assinatura do Pacto Metropolitano de Mobilidade da Região Metropolitana da Baixada Santista.

De acordo com o coordenador da Câmara Temática de Mobilidade e Logística da Agem e secretário de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, a audiência foi muito importante para levantar diagnósticos e prognósticos do que precisa realizado nesta área na região. “A ideia do Plano já tinha sido apresentada aos Municípios e Praia Grande entende que toda as reivindicações feitas pela Cidade como sendo prioridades na área de mobilidade foram atendidas no plano. Dentre elas o VLT chegando ao Bairro Sítio do Campo; a requalificação do viaduto da Curva do S; a necessidade de pelo menos mais duas passagens sob a rodovia Pe Manoel da Nóbrega (Caiçara e Princesa); a questão cicloviária nas intersecções dos municípios (como uma ciclovia na altura da Avenida Ayrton Senna, no sentido SV/PG), entre outros. Esse plano precisa ser algo que não vá ‘para a gaveta’, mas sim que seja um documento que vai servir como base para as ações de mobilidade na Região daqui por diante”, concluiu.

Mais informações podem ser obtidas no site: https://www.prmsl-bs.com.br/. A audiência pública está disponível na íntegra através do link: https://www.youtube.com/@participeprmsl-bs2893.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias