Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
21 de setembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
Balanço 2022: Secretaria do Meio Ambiente fecha o ano com resultados positivos
Pela 3ª vez PG é destaque em desenvolvimento de ações sustentáveis
16/12/2022 | Aline Mota, MTB: 65.051
  Compartilhar no Whatsapp
A Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande (Sema) mais um ano se destacou nas ações de sustentabilidade e preservação do Meio Ambiente. Prova disso, foi que pela terceira vez consecutiva a Cidade conquistou o selo de Certificação do Programa Município Verde Azul (PMVA), ficando em 4º lugar na Baixada Santista e 50º no ranking geral, onde estavam concorrendo 577 municípios.

“Esse prêmio é dado somente para os municípios líderes do ranking do Programa Município Verde Azul (PMVA) e reafirma que o Município cumpriu com as metas relacionadas às boas práticas ambientais adotadas ao longo do ano. Este reconhecimento é resultado de muito trabalho e dedicação da Administração em prol de ações sustentáveis e ambientais na cidade de Praia Grande”, explicou o secretário da Sema, Paulo Martins.

Outro destaque foi o engajamento da Cidade com a arborização urbana. Neste ano, foram contabilizadas mais de 104 mil árvores em espaço urbano e, somente no ano passado (2021), mais de 9,3 mil espécies foram plantadas. Importante ressaltar que em Praia Grande o corte e a poda de árvores sem avaliação técnica prévia é extremamente proibida, e o Município conta com a lei de arborização urbana (1875/2017), que regulamenta o corte de árvore isolado na Cidade.

Um ponto importante é que a Sema preza pela técnica em todas as áreas, e investir em capacitação e cuidados na maneira correta de fazer poda de árvores também foi uma das preocupações da secretaria neste ano. A Sema trouxe essa capacitação para os funcionários da Sesurb, que são os executores dos plantios e podas no Município, para que eles tenham noções básicas de Arborização Urbana, da forma correta de realizar uma Poda e também sobre a Lei Municipal 1875/2017 que diz que a poda drástica é crime.

Vale ressaltar que a Sema está sempre capacitando externamente para que, na sequência, possa trazer informações e novos conteúdos, buscando sempre a melhoria para o meio ambiente e para os colaboradores que trabalham diretamente na causa.

Projeto Jundu - Outro assunto que também ganhou destaque em 2022 na Secretaria do Meio Ambiente (Sema) foi o lançamento do projeto de recuperação de dunas frontais “Jundu Preservado, Futuro Assegurado”.

A Sema instalou placas de sinalização na área demarcada em um trecho da faixa de areia, próxima à Praça Duque de Caxias, no Canto do Forte. O objetivo deste projeto piloto é assegurar a existência do Jundu e conscientizar banhistas e frequentadores da praia sobre os cuidados que devem ser tomados para não degradar o bioma.

“A ideia é avançar com essa preservação em outras praias da Cidade. O Jundu, como é conhecido, é uma vegetação de restinga, típica das areias praianas, apesar de parecer uma planta frágil, representa uma eficiente barreira física contra o avanço das marés, garantindo a proteção das praias contra a erosão provocada pelas ressacas do mar”, disse a bióloga e responsável pela Sema, Elaine dos Santos Rovati.

Importante destacar que a presença do jundu indica as praias do Município como ecologicamente equilibradas e em bom estado de preservação. A vegetação tipicamente litorânea possui de 30 centímetros a 1,50 metros de altura e integra a mata de restinga.

Modernização dos extravasores - Ao longo deste ano, a Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), trabalhou nas obras de revitalização dos extravasores da orla da praia. Essa reforma foi viabilizada com a verba indenizatória referente ao processo nº 1312/2021.

As obras foram realizadas na parte elétrica, hidráulica e na parte de automação dos painéis de controle, que geram a modernização e aumento da eficiência do sistema de elevatórias com comunicação através de app via wifi.

Hoje, o Município conta com 13 estações elevatórias e extravasores no sistema de drenagem, e a ideia é automatizar todas gradativamente. No momento, contam na lista oito estações elevatórias e tal investimento na modernização fará com que haja o aumento da eficiência na manutenção e visualização dos parâmetros (saídas de alarme e funcionamento) com comunicação via wifi através de aplicativo IOT’s dessas oito elevatórias da Cidade, o que já está acontecendo em três pontos, que já foram feitas a implantação da tecnologia de acionamento remoto, automatizando o sistema. Desta forma, as elevatórias da Cidade, que são interligadas aos canais da praia e precisam de uma drenagem funcional, garantirão ainda mais a qualidade da água nas praias e impedirão também extravasamentos indesejáveis, por motivos de pane, já que o acompanhamento do funcionamento das elevatórias será ininterrupto.

As elevatórias são interligadas aos extravasores da praia e sua manutenção é essencial para que o sistema de drenagem funcione corretamente, garantindo as boas condições da praia.

A verba para investimento nas obras se deu por conta do Termo de Compromisso com Ministério Público Federal, que deliberou R$ 1.048.362,28 provenientes de indenização para reparar danos por conta de contêineres que tombaram no mar em 2017.

Referência – Praia Grande trabalha de forma efetiva no desenvolvimento de ações sustentáveis e de preservação do meio ambiente. Aumento da coleta seletiva, novos Ecopontos, reuso da água, destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), arborização planejada, educação ambiental, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, balneabilidade das praias, fiscalização centralizada, combate à poluição sonora e concurso sobre o Meio Ambiente.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias