Dois anos após suspender as atividades por conta das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, a Secretaria de Assistência Social (Seas) retomou as atividades nas unidades onde oferece cursos e atividades para a população de forma ainda mais humanizada. Os PICs, Cafes e unidades do Conviver receberam aos poucos seus frequentadores que retomaram as aulas de forma gradual.
As unidades ofereceram atividades focadas no bem-estar, autoestima, capacitação e diversão dos frequentadores. Voltando às atividades a todo vapor neste ano, após o período de pausa, o Programa Conviver atendeu a 3.432 pessoas com idade superior a 50 anos, e diversas atividades, entre elas ginástica, caminhada e alongamento. Os Centros-Dia (Creche do Idoso), receberam 85 pessoas.
Juntas, as unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC) e do Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) atenderam 6.522 pessoas em atividades artísticas, esportivas e cursos de capacitação ou geração de renda.
Outros serviços também registraram retomada gradual de atendimento aos moradores.
O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) atendeu a 1.794 adultos e 556 crianças e adolescentes. A unidade concentra diversos serviços voltados a garantia de direitos das famílias.
No Centro de Referência da Assistência Social (Cras), considerada a porta de entrada do serviço social, 4.334 famílias receberam atendimento. Com isso, o serviço registra atualmente o total de 43.831 famílias referenciadas.
Os moradores em situação de rua continuaram recebendo atenção especial da Assistência Social. O Serviço de Abordagem, aquela equipe que percorre as ruas oferecendo ajuda, conversou com 641 pessoas de janeiro a novembro. Muitas delas, vale ressaltar, mais de uma vez.
No Centro Pop, que dá acesso a diversos serviços como retirada de documentos, retorno à família ou encaminhamento para o setor de Saúde, foram 1.147 pessoas atendidas de janeiro a novembro. No mesmo período, o Abrigo Solidário Eliane Malzoni, atendeu 873 pessoas diferentes, a maioria passou pelo atendimento diversas vezes. O serviço funciona no período da noite, oferecendo higiene pessoal, alimentação e local para dormir.
A Casa de Estar Ferdiano Alves de Oliveira, acolheu 93 pessoas que buscaram oportunidade de morar provisoriamente no local enquanto buscam se reestabelecer.
Entre os mais vulneráveis, o acolhimento infantil atendeu 194 crianças e adolescentes, a residência inclusiva dá respaldo a 6 pessoas com deficiência em situação de abandono, e o Lar São Francisco de Assis, onde moram os idosos que não têm família, atendeu 92 pessoas ao longo do ano. Lá os idosos são acompanhados dia a noite, as rotinas médicas e alimentarem são seguidas à risca e ainda podem receber visitas para alegra o dia a dia.
Segundo o secretário de Assistência Social de Praia Grande, José Carlos de Souza, o trabalho social do município sempre foi referência na região e até no Estado. “Nos momentos em que a população mais precisou, o serviço social voltou sua estrutura para prestar auxílio, produzindo máscaras e oferecendo ajuda alimentícia. O Fundo Social de Solidariedade, nosso principal parceiro, é fundamental na realização do nosso trabalho. Só temos a comemorar os nossos resultados”.
Bom Prato – Outro importante serviço implantado na Cidade em 2022, em parceria com o Estado, foi a instalação da unidade do Bom Prato, no Bairro Ocian. Diariamente, a unidade fornece 300 cafés da manhã e 1200 almoços. Desde a inauguração, no mês de julho, a unidade já ofereceu cerca de 150 mil refeições.
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