Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
29 de março de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
Balanço 2022: Assistência Social retoma atividades após pandemia com foco na humanização
PICs, Cafes e Programa Conviver voltaram a receber frequentadores em 2022
16/12/2022 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143
  Compartilhar no Whatsapp
Dois anos após suspender as atividades por conta das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, a Secretaria de Assistência Social (Seas) retomou as atividades nas unidades onde oferece cursos e atividades para a população de forma ainda mais humanizada. Os PICs, Cafes e unidades do Conviver receberam aos poucos seus frequentadores que retomaram as aulas de forma gradual.

As unidades ofereceram atividades focadas no bem-estar, autoestima, capacitação e diversão dos frequentadores. Voltando às atividades a todo vapor neste ano, após o período de pausa, o Programa Conviver atendeu a 3.432 pessoas com idade superior a 50 anos, e diversas atividades, entre elas ginástica, caminhada e alongamento. Os Centros-Dia (Creche do Idoso), receberam 85 pessoas.

Juntas, as unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC) e do Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) atenderam 6.522 pessoas em atividades artísticas, esportivas e cursos de capacitação ou geração de renda.

Outros serviços também registraram retomada gradual de atendimento aos moradores.
O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) atendeu a 1.794 adultos e 556 crianças e adolescentes. A unidade concentra diversos serviços voltados a garantia de direitos das famílias.

No Centro de Referência da Assistência Social (Cras), considerada a porta de entrada do serviço social, 4.334 famílias receberam atendimento. Com isso, o serviço registra atualmente o total de 43.831 famílias referenciadas.

Os moradores em situação de rua continuaram recebendo atenção especial da Assistência Social. O Serviço de Abordagem, aquela equipe que percorre as ruas oferecendo ajuda, conversou com 641 pessoas de janeiro a novembro. Muitas delas, vale ressaltar, mais de uma vez.

No Centro Pop, que dá acesso a diversos serviços como retirada de documentos, retorno à família ou encaminhamento para o setor de Saúde, foram 1.147 pessoas atendidas de janeiro a novembro. No mesmo período, o Abrigo Solidário Eliane Malzoni, atendeu 873 pessoas diferentes, a maioria passou pelo atendimento diversas vezes. O serviço funciona no período da noite, oferecendo higiene pessoal, alimentação e local para dormir.

A Casa de Estar Ferdiano Alves de Oliveira, acolheu 93 pessoas que buscaram oportunidade de morar provisoriamente no local enquanto buscam se reestabelecer.
Entre os mais vulneráveis, o acolhimento infantil atendeu 194 crianças e adolescentes, a residência inclusiva dá respaldo a 6 pessoas com deficiência em situação de abandono, e o Lar São Francisco de Assis, onde moram os idosos que não têm família, atendeu 92 pessoas ao longo do ano. Lá os idosos são acompanhados dia a noite, as rotinas médicas e alimentarem são seguidas à risca e ainda podem receber visitas para alegra o dia a dia.

Segundo o secretário de Assistência Social de Praia Grande, José Carlos de Souza, o trabalho social do município sempre foi referência na região e até no Estado. “Nos momentos em que a população mais precisou, o serviço social voltou sua estrutura para prestar auxílio, produzindo máscaras e oferecendo ajuda alimentícia. O Fundo Social de Solidariedade, nosso principal parceiro, é fundamental na realização do nosso trabalho. Só temos a comemorar os nossos resultados”.

Bom Prato – Outro importante serviço implantado na Cidade em 2022, em parceria com o Estado, foi a instalação da unidade do Bom Prato, no Bairro Ocian. Diariamente, a unidade fornece 300 cafés da manhã e 1200 almoços. Desde a inauguração, no mês de julho, a unidade já ofereceu cerca de 150 mil refeições.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias