Em mais um ano de trabalho no cumprimento das metas municipais da gestão, a Subsecretaria de Ações e Cidadania de Praia Grande promoveu diversas vistorias nos bairros, atendimentos e acompanhamento de entidades da Cidade.
A Cidadania Municipal é responsável por promover orientações, atendimentos e visitas para o bom funcionamento dos grupos representantes da sociedade civil no Município, tanto as antigas quanto as cadastradas recentemente. Em cumprimento a esse trabalho, o setor realizou 1.597 visitas a comerciantes, associações, escolas, unidades de saúde, ONG’s, igrejas, entre outros.
Entre as visitas a associações, destaque ao Projeto de Jiu-jitsu Zion, que realiza um trabalho social com crianças e adolescentes do Bairro Vila Sônia; a ONG Maternidade Solidária, que ajuda gestantes em situação de vulnerabilidade social; a Associação Esporte Clube Vitória, que oferece atividade esportiva para crianças e assistência social às suas famílias; a Cia de Teatro, Espaço Cultural e Associação Arueiras do Brasil, uma das primeiras companhias do Estado a desenvolver o projeto Teatro Educação (projeto escola); a Sociedade Amigos do Jardim Imperador, no Bairro Real; a Associação amigos do Jardim Real; a Associação Amigos do Tude Bastos – Sítio de Campo (AATB-SC); a Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande e o Projeto social Ala das Baianas.
Dentro do cronograma do programa “Cidadania no Bairro”, que acompanha as principais solicitações da população dos bairros e busca soluções junto aos setores competentes da Prefeitura, a Cidadania passou pelos bairros Tupiry, Canto do Forte, Esmeralda e outros. Durante as visitas, foram registradas manifestações referentes a manutenção de vias, iluminação pública, descarte irregular de lixo, conservação de praças e espaços públicos.
Outro trabalho cumprido este ano foi o fornecimento de orientações e esclarecimentos sobre a documentação necessária para o processo de regularização de associações, inclusive com apoio jurídico. Entre igrejas evangélicas, ONGs, associações esportivas, times de futebol, grupos de capoeira e entidades de matrizes africanas, foram 51 atendimentos.
Além disso, a Subsecretaria de Cidadania recebeu um total de 435 solicitações através de ofícios para o fechamento de rua, apoio das Secretarias de Trânsito e Segurança, pedidos de manutenções na Cidade, melhorias em sinalização viária, convites, pedidos de quadras, ônibus, entre outros.
Tudo isso sem contar o atendimento na sede, que ocorre de forma presencial, online e via telefone, que totalizou 2.156. A Subsecretaria de Ações da Cidadania de Praia Grande fica na Rua Xavantes, nº 51, no Bairro Tupi e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. O telefone (13) 3496-5301.
De acordo com o subsecretário de Ações e Cidadania, Claudino Pacheco Filho, o Tico, o setor tem trabalhado para cumprir as metas do Plano de Governo. “Nosso objetivo central é aproximar a população da Administração Municipal. Assim como 2021, 2022 foi um ano de muito trabalho, que venha 2023”.
Casa dos Conselhos – Na Casa dos Conselhos foram realizados 223 atendimentos, além do suporte para realização de 136 reuniões presenciais e remotas dos Conselhos Municipais no decorrer do ano.
|