A audiência pública de prestação de contas dos 5 anos do Plano Diretor de Praia Grande (vigência 2017-2026) ocorreu na noite de segunda-feira (16), e reuniu moradores de diversos bairros da Cidade. O encontro que fez parte dos eventos comemorativos aos 56 anos do Município também marcou o lançamento da consulta pública para o próximo plano (vigência 2027-2036).
Durante a audiência, a diretora do Departamento de Planejamento da Seplan, Josie Hollanda, apresentou os trabalhos desenvolvidos por todas as pastas municipais nos primeiros 5 anos de cumprimento do plano diretor vigente (2017-2021), aprovado por meio da Lei Complementar nº 727/2016, para vigência de 01 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2026.
A secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, mencionou que apesar do plano ter duração de 10 anos, a cada 5 anos a Prefeitura realiza a prestação de contas e inicia o processo de revisão, sendo esta a primeira vez que o balanço é apresentado para a população. “O Plano Diretor estabelece diretrizes para as diversas áreas da Administração Pública, sempre voltadas ao desenvolvimento da cidade. Nesses encontros, discutimos o que se tem de desejo para o futuro de Praia Grande, dentro da viabilidade técnica e orçamentária”.
O Secretário de Governo, Cássio Navarro, destacou a importância da participação popular nesse processo de discussão e planejamento de ações futuras para o Município. “Praia Grande sempre priorizou o planejamento como o primeiro passo para o sucesso de qualquer projeto em todas as áreas da administração pública. Além da prestação de contas dos últimos anos, dessas audiências saem novas ideias e propostas para os próximos anos”.
Após as explanações técnicas, munícipes e representantes de Associações de Bairro apresentaram demandas da Cidade, como sugestões a serem analisadas na revisão do plano. As manifestações foram relacionadas aos temas coleta seletiva, abastecimento de água, velocidade da Via Expressa Sul, pavimentação, iluminação pública, esporte, ações de aproximação entre o poder público e sociedade civil, comunicação e divulgação dos serviços prestados, saúde e causa animal.
A audiência contou com a presença de 112 pessoas, entre autoridades, representantes da sociedade civil organizada, população em geral e técnicos da Prefeitura. O evento também deu início à Revisão do Plano Diretor Vigente, onde foi apresentada a ordem de serviço assinada pela Prefeita Raquel Chini, sendo marcado pelo lançamento da consulta pública online.
Consulta pública - A participação de munícipes pode continuar ocorrendo através da consulta pública, no site da Prefeitura. Basta acessar www.praiagrande.sp.gov.br, buscar “Serviços Online” >”Planejamento” > “Plano Diretor” > “Revisão do Plano Diretor 2027-2036” > “Como Participar”. Depois, basta preencher os campos e enviar a sugestão. Também será possível acessar o link da consulta acessado o site > o banner “Consultas Públicas > seguida da opção Revisão do Plano Diretor 2027-2036”.
|