Uma imensa festa tomou conta das areias de Praia Grande com a 5ª Caminhada dos Emancipadores. Os mais de 3 mil participantes do evento deram um show de alegria e animação. O sol e a brisa do mar foram ótimos companheiros no evento que marcou as comemorações do aniversário de 56 anos da emancipação político-administrativa do Município.
Já no aquecimento, os participantes demonstravam uma animação fora do comum. Comandados pelo professor Irapuan, crianças, jovens, adultos e as pessoas que integram a melhor idade fizeram exercícios de alongamento e ensaiaram passos e coreografias de músicas consagradas.
O trajeto entre as arenas do Bairro Canto do Forte e a Esportiva, no Guilhermina, todo pela areia, foi um dos atrativos do evento. A ‘Onda Roxa’, cor da camisa da 5ª edição da Caminhada, chamou a atenção de quem andava pelo calçadão da orla e também das pessoas que estavam simplesmente curtindo a praia. Muitos aproveitaram a oportunidade e seguiram com a descontraída e feliz turma.
A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, foi uma das 3 mil participantes que completaram o percurso. A chefe do Executivo praia-grandense mostrou muita energia, disposição e alegria durante todo o trajeto.
“A Caminhada dos Emancipadores é um momento especial das comemorações do aniversário de Praia Grande. A população espera o ano todo por esse evento. Desejo que a nossa Cidade siga crescendo e transformando isso em qualidade de vida para as famílias que moram aqui”, disse Raquel.
Os participantes aproveitaram o evento ainda para tirar fotos e fazer vídeos para as redes sociais. A participação de famílias também foi outro ponto alto e marcante da caminhada. Foi o caso de Wallace, Gisele, Luiz Fernando e da pequena Michele Coimbra, de um ano e sete meses. “Essa é uma ótima oportunidade de confraternizar com a família”, disse Wallace, morador do Bairro Guilhermina.
O casal Nei e Isabel Santos, moradores do Bairro Tupi, levou um convidado ilustre de quatro patas que participou pela primeira vez da Caminhada dos Emancipadores: o Théo. O cãozinho não desgrudou de seus donos e percorreu gracioso os dois quilômetros do percurso. “Está sendo muito divertido estar com ele aqui”, comentou Isabel.
Inclusão – A organização do evento disponibilizou algumas cadeiras anfíbias do programa Praia Acessível para que pessoas com necessidade especiais pudessem curtir a Caminhada dos Emancipadores com maior conforto. Foi o caso da Lea Mari de Jesus, de 76 anos, que estava acompanhada de seus familiares.
Transporte – Para o público que acompanhou a solenidade cívica e homenagens na Praça dos Emancipadores, no Bairro Boqueirão, e, na sequência, participou da Caminhada, a organização disponibilizou transporte gratuito. Micro-ônibus realizaram o trajeto até a largada, na Arena Canto do Forte. Ao final, o serviço também ficou disponível no trajeto contrário, partindo da Arena Esportiva. “Obrigado, Praia Grande. A estrutura da Caminhada é nota dez”, comentou Juliana Narsi, moradora do Canto do Forte.
|