Brasão de Praia Grande  

terça-feira
5 de dezembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: FELIPE FRANÇA
 
Seduc e Seplan apresentam novo sistema de Frequência e Diário Digital
Ferramenta vem para auxiliar professores no preenchimento da documentação de classe
31/1/2023 | Daniel Elias, MTB: 59.233
  Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook
Em Praia Grande, as tecnologias estão cada vez mais dentro das salas de aulas das escolas municipais. Tablets, chromebooks, rede wi-fi e lousas digitais já são realidades e servem para auxiliar os professores a oferecerem aprendizado dinâmico e atrativo. Tais ferramentas ganharão mais um reforço, isso porque, a Prefeitura de Praia Grande implantará este ano o diário e a frequência digital escolar. A novidade promete agilizar para o docente a parte de preenchimento do documento de classe.

Nesta segunda-feira (30), as secretarias de Educação (Seduc) e de Planejamento (Seplan) fizeram lançamento do Sistema de Notas e Faltas. A ação ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, e foi apresentada para pedagogos comunitários e assistentes técnico pedagógicos (ATPs). A reunião marcou a retomada das equipes para os preparativos do início do ano letivo de 2023.

O Sistema de Notas e Faltas será similar ao utilizado pela rede municipal de ensino em 2010. Devido a adaptações necessárias, a ferramenta ficou em desuso e ganhou uma nova roupagem para 2023. O mecanismo contará com as mesmas funcionalidades do diário físico, porém, no formato digital. Os educadores terão espaços específicos para lançar as notas e fazer observações do conteúdo trabalhado.

Outro ponto que o sistema permitirá controlar será o da frequência dos alunos. A computação da presença do estudante ocorrerá no momento da chegada dele à escola. Ao ingressar na unidade, crianças, jovens e adultos passarão pelas catracas instaladas na entrada que contam com um visor que identificará o rosto dele e permitirá o acesso. Uma vez na sala de aula, caberá ao professor conferir se o estudante de fato está presente e confirmar a informação.

Em 2022, o projeto piloto para testar o Sistema de Notas e Faltas foi colocado em funcionamento na EM Albert Einstein, no Bairro Samambaia. Com a implementação, as pastas municipais puderam verificar os ajustes necessários. Recentemente, a novidade passou a ser utilizada também na EM Professora Maria de Lourdes Santos. A implementação para as demais unidades ocorrerá logo no início do ano letivo.

Elaboração – A Secretaria de Planejamento ficou responsável pela criação da nova ferramenta, que usou como base o Sistema Gestão utilizado atualmente para cadastramento de alunos em turmas de Educação Infantil e do 1º ao 5º do Ensino Fundamental. “Trata-se de um sistema bem similar ao diário físico e bem intuitivo, pois são campos de preenchimento já de conhecimento dos educadores”, destacou a diretora da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas da Seplan, Luciana Santos Gonzaga Artave.

Para abastecer o sistema com as informações, a Seplan contou com o apoio do Departamento de Legislação e Planejamento Educacional da Seduc, que ficou responsável em pontuar quais elementos seriam necessários conter na nova ferramenta. O Departamento de Programas de Inclusão Digital também participa com o acompanhamento da instalação das catracas nas escolas de Ensino Fundamental.

No final do ano passado, os diretores e agentes administrativos das escolas municipais participaram de capacitação. Naquele momento, os profissionais foram apresentados ao Sistema de Notas e Faltas para que saibam como alimentar com as informações necessárias e a geração de relatórios. “O digital permitirá que o professor faça as correções necessárias sem deixar qualquer tipo de rasura. Além de facilitar a emissão de relatórios para fechamentos de trimestres”, completou Luciana Artave.

Nos próximos dias, será a vez dos professores também receberem o treinamento para preencherem o Sistema de Notas e Faltas. As capacitações ocorrerão por meio dos Horários de Trabalho Pedagógicos Coletivos (HTPCs). “Faremos os treinamentos com os educadores para se familiarizarem com a ferramenta. Daremos todo o suporte necessário aos docentes para que o sistema seja implementado nas escolas”, afirmou a diretora do Departamento de Legislação e Planejamento Educacional, Thaloa Prestia Ramos.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias