Frequentadores do Abrigo Solidário Eliane Malzoni participaram de uma tarde com serviços de beleza na quarta-feira (1º). Dez pessoas foram selecionadas para receberem corte de cabelo, tratamento estético das unhas (manicure) e passeio com voluntários. As ações foram realizadas por meio de parcerias com grupos voluntários. A ideia foi proporcionar um momento diferente na rotina diária dessas pessoas em situação de rua.
Primeiro os selecionados tomaram banho e ganharam roupas novas. Em seguida, aqueles que quiseram ganharam os cuidados de uma manicure e outros preferiram os cuidados com o cabelo. Também foi possível aproveitar ambos os serviços.
Enquanto aguardavam, os frequentadores interagiam com voluntários do grupo Formiguinhas da Alegria, que realiza ações com personagens em unidades de Saúde.
Uma das pessoas que aproveitou foi a moradora, Valdelene Maria Pereira, de 47 anos. “Cheguei na Cidade há quase um mês para trabalhar, mas não deu certo e fui parar na rua. Estou achando maravilhoso fazer a unha, nem lembro quando foi a última vez que eu fiz isso”.
De acordo com a psicóloga do abrigo, Lais Franz Ferrer, um dos objetivos dessa sociabilização é trabalhar a autoestima dessas pessoas, destacando o quanto o autocuidado pode deixá-los bem e felizes. “Conseguimos voluntários que fizeram passeio com eles e os levaram para jantar. É uma forma de transmitir carinho e afeto para eles se sentirem amados”.
Serviço - O Abrigo Solidário Eliane Malzoni, no Bairro Quietude, atende pessoas em situação de rua por meio do acolhimento noturno. Quem procura o local pode tomar banho, se alimentar e pernoitar. O abrigo fica na Avenida Ministro Marcos Freire, n 6.650, próximo ao PS Quietude. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (13) 97404-8474.
|