Com destaque na gestão financeira, PG registra superávit de 311 milhões no último ano

Saldo positivo será destinado a diversas áreas, como Saúde e Educação

Por Aline Gomes | 6/2/2023

Praia Grande registrou superávit financeiro de R$ 311,3 milhões em 2022. O superávit é o saldo positivo entre o que foi arrecadado e o que foi gasto pela Administração Municipal durante o ano.

A receita prevista para o ano de 2022 era de R$ 1,8 bilhão e a arrecadação do ano chegou a R$ 1,9 bilhão. Em 2021 também houve superávit, desta vez, o saldo foi de R$ 207,2 milhões.

De acordo com a Secretaria de Finanças (Sefin) de Praia Grande, um dos principais motivos para o resultado positivo na arrecadação é a adoção de novas estratégias para os investimentos dos recursos junto às instituições financeiras, além das mudanças no fluxo de pagamento de fornecedores.

“Outro ponto importante para o sucesso na arrecadação das receitas municipais foi a implementação da campanha ACERTA PG, que divulgou e auxiliou os contribuintes na regularização de débitos junto à Prefeitura, através do Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), que vigorou por 180 dias (30 de abril a 25 de setembro de 2022)”, destacou o secretário de Finanças, Cristiano Mola. O PPI concedia até 100% de redução em multa de mora e juros dos débitos em dívida ativa.

A modernização dos serviços também tem papel fundamental na arrecadação municipal: mais serviços on-line estão disponíveis além do atendimento via whatsapp e a instalação de totens de autoatendimento dentro do Paço Municipal e também em locais estratégicos, como o shopping center.

O superávit financeiro, assim como em exercícios anteriores, será destinado às ações voltadas para a manutenção e expansão de ações governamentais, previstas no plano de governo municipal, em diversas áreas da Administração, como Saúde, Educação, Segurança Pública, Assistência Social, Mobilidade e Infraestrutura, entre outras.