Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
21 de setembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Representantes do CMDCA da Baixada Santista se reúnem em Cubatão
Encontro serviu para debater futuras ações dos conselhos para este ano
10/2/2023 | Beatriz Boturão, MTB: 91.943
  Compartilhar no Whatsapp
Na última quarta-feira (08), representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) da Baixada Santista se reuniram para trocar experiências e debater futuras ações dos conselhos de cada Município para este ano. O encontro aconteceu na unidade do CAMP de Cubatão.

Na oportunidade, foram colocados em pauta diversos assuntos pertinentes como a eleição do Conselho Tutelar de cada Cidade, tendo em vista nova resolução publicada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que traz caminhos para a criação do edital de chamamento para a eleição. Foi discutida a maneira como conduzir o processo eleitoral deste ano e as expectativas de cada Município.

Outro assunto comentado na reunião foi a implantação do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA) pelas Cidades da Baixada Santista. Este é um sistema de registro e tratamento de informação com abrangência nacional, criado para subsidiar a adoção de decisões governamentais nas políticas para crianças e adolescentes, possibilitando o acesso à cidadania.

“O CMDCA de Praia Grande passou por uma capacitação de forma online no ano passado, proporcionada pelo Governo Federal, e já estamos organizando uma capacitação presencial utilizando o Fundos da Criança e do Adolescente (FDCA). É muito importante aprendermos a usar esse sistema e buscarmos incentivar as outras cidades a aprender também”, disse Tadeu da Costa, então presidente do CMDCA.

A arrecadação de recursos ao FDCA através do Imposto de Renda de 2023 também foi discutida a fim de se iniciar uma campanha regional para sensibilizar a sociedade. As pessoas jurídicas podem colaborar com 1% do Imposto de Renda, enquanto as pessoas físicas podem ser deduzidas até o limite de 3% do imposto que será pago à Receita.

Conferência Regional da Criança e do Adolescente – A Conferência também foi pauta e todos os Municípios estão bastante ansiosos pela edição Regional. Praia Grande já fez, em dezembro de 2022, a sua Conferência Municipal, onde foram eleitos nossos delegados e propostas. Durante a reunião, foi dada uma previsão de data para a Conferência Regional: entre os meses de junho e julho deste ano, na Cidade de Santos. Neste evento, serão aprovadas as propostas a serem levadas à Conferência Estadual.

O próximo encontro regional do CMDCA da Baixada será na Cidade de Bertioga, no mês de março. “Esse encontro é sempre muito positivo! Realizávamos essa reunião presencial antes da pandemia e ter essa retomada agora é muito importante para discutirmos pautas de interesse comum das nove cidades da nossa Região”, disse Tadeu.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias