Por Rodrigo Herrero
Emoção, alegria e gratidão marcaram a formatura dos 46 alunos dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande, ocorrida nesta quinta-feira (16), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim. O Município concluiu a especialização da sexta turma da Residência Médica, com 25 formandos, e a quinta turma da Multiprofissional, com oito enfermeiros, oito dentistas, três fisioterapeutas e dois psicólogos.
A cerimônia foi marcada por discursos com muitas homenagens e agradecimentos dos formandos aos professores, preceptores e tutores dos Programas de Residência. Foram momentos de celebração e satisfação pelo trajeto percorrido, mas também de lágrimas e despedidas devido ao final de ciclo.
Para a enfermeira Monica Stati de Almeida, 41 anos, moradora de Praia Grande, a residência foi um período de muito aprendizado sobre a saúde pública, facilitado pelo sistema da residência, que permite que os profissionais circulem por todos os setores para entenderem como funciona cada aspecto do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município.
“É uma emoção forte, dá uma dorzinha porque vai acabar, mas foi um período maravilhoso. Foi muito corrido, cansativo, mas ao mesmo tempo saber que acabou, algo que estava tão longe, dá até saudade já. Foi um período que agregou muito para mim, que mesmo com 15 anos de experiência em enfermagem aprendi nesses dois anos coisas que não eram da minha realidade”, afirmou Monica.
Outra vantagem dos Programas de Residência de Praia Grande é a conexão entre as especialidades, possibilitando um atendimento de maior qualidade à população na saúde preventiva nas Unidades de Saúde da Família (Usafas).
“Foi um processo desafiador, mas também enriquecedor, aprendi muito com a população e com os profissionais da Residência Multiprofissional. No tempo que estive na Usafa Tude Bastos, trabalhei com residentes da fisioterapia, o que possibilitou aprimorar o cuidado cotidiano, com um atendimento compartilhado, grupo de caminhada. Essa troca foi muito construtiva para oferecer um cuidado integral, horizontal e longitudinal ao paciente”, disse a médica Caroline Poli Granjeiro, 31 anos, de Bragança Paulista.
Segundo o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, a capacitação proporcionada pelos Programas de Residência Médica e Multiprofissional é fundamental para garantir uma saúde preventiva mais qualificada. “É muito gratificante para nós ver a formação de mais essa turma, muitos deles já passando em concurso, sendo efetivados no Município. Isso é muito bom porque conseguimos fixar os profissionais, qualificar e dar uma saúde melhor para a população”.
Ao parabenizar os formandos da noite, a prefeita Raquel Chini destacou a importância da especialização em saúde da família proporcionada pelos Programas de Residência, aproximando os profissionais da população. “Quero cumprimentar todos os residentes que fizeram essa escolha do bem, pois não é só uma profissão, é uma escolha de amor. Estou muito orgulhosa de ver todos vocês tão jovens, já trilhando no caminho de cuidar das pessoas. Que vocês não percam isso, que continuem olhando para todos que estão à volta, para a família, para o próximo. Às vezes as pessoas só precisam de um acolhimento. Que tenhamos cada vez mais profissionais capacitados e ligados ao ser humano, à comunidade”.
Programas de Residência – Praia Grande se destaca na formação em saúde graças aos seus Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Mesmo não tendo uma instituição de ensino nesta área, a Cidade está habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) e da Saúde, por ser referência em Medicina da Família e Comunidade e a única da Baixada Santista a ter 100% de cobertura da população nessa especialidade.
O Município oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos que conta com atividades teóricas e práticas nas Usafas, formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional.
O programa de Residência Médica teve início em 2016, enquanto que o de Residência Multiprofissional começou no ano seguinte. De lá para cá foram formados mais de 170 profissionais. São 78 médicos, 37 dentistas, 36 enfermeiros, 13 fisioterapeutas e 9 psicólogos. E cada vez mais profissionais são atraídos pela estrutura oferecida por Praia Grande, referência em Atenção Primária e na formação de residentes.
Saúde da Família – A Saúde da Família é uma especialidade que presta assistência à saúde continuada, integral e abrangente em todas as fases da vida. Existe um foco na família e na pessoa, com orientação para a comunidade. O atendimento não acontece apenas quando existe um problema de saúde, o profissional também é responsável por realizar trabalho de prevenção, cura e reabilitação.
Para se ter uma ideia da importância dessa especialidade para a saúde pública, uma equipe de saúde da família bem formada resolve de 75 a 85% dos problemas trazidos pela comunidade.
Atenção Primária – O setor de Atenção Primária de Praia Grande dispõe de 30 Usafas. As ótimas condições estruturais propiciam para os pacientes e profissionais confortáveis acomodações e estrutura com cobertura de 100% da população.
|